Vela de ignição queimando ou com defeito

Publicado em 2 setembro, 2012 / Atualizado em 28 de setembro de 2015

Conheça possíveis causas de problemas nas velas de ignição

A vela de ignição pode ser considerada um dos principais componentes do sistema de ignição de um carro. Na verdade, é difícil dizer qual peça desse sistema é mais importante, pois todas dependem uma da outra para poder funcionar.

No entanto, no caso das velas, podemos dizer isso pelo fato de ela estar diretamente em contato com o combustível, ser a responsável direta pela queima do combustível.

Apesar de muita gente acreditar que a vela é uma peça resistente e independente, para que ela funcione corretamente e tenha uma longa vide útil é necessário que diversos cuidados sejam tomados. Em outras palavras, a vela é uma peça extremamente frágil e pode perder seu poder de centelhamento ou ter sua vida útil diminuída por diversos fatores,  principalmente se peças do sistema de ignição estiverem com problemas ou for usado combustível ruim.

Vela de igniçãoPara que a vela de ignição cumpra seu papel, queime de maneira eficiente o combustível, todas as peças com as quais ela está relacionada devem estar funcionando perfeitamente.

Além disso, a qualidade do combustível é um fator importante para prolongar a vida útil da vela e fazer com que o carro tenha economia e bom desempenho.

O diagnóstico de problemas nas velas exige uma inspeção minuciosa e que deve ser feita por um mecânico especializado e capacitado, pois, como já dissemos diversos fatores podem influenciar em seu desempenho e durabilidade. Porém, para que você  já possa ter uma ideia do que pode causar problemas nas velas, listamos abaixo algumas possíveis causas para problemas nas velas de ignição:

  • Combustível adulterado ou contaminado
  • Ponto de ignição atrasada ou adiantada
  • Falha em componentes do sistema, como cabo de vela ou bobina de ignição
  • Problemas de superaquecimento do motor
  • Mistura pobre de ar/combustível
  • Vela de ignição inadequada (é importante consultar catálogo do fabricante para aplicar a vela adequada ao carro)
  • Folga excessiva no eletrodo
  • Funcionamento dom motor em marcha lenta ou andar em baixa velocidade por muito tempo
  • Filtro de ar muito sujo ou ausência do mesmo
  • Sujeiras e resíduos de problemas anteriores depositados na câmara de combustão

Essas foram algumas possíveis causas de problemas nas velas de ignição. Contudo, nada substitui uma avaliação detalhada de um profissional. Levando seu carro a uma oficina especializada, serão feitos testes e avaliações que possibilitarão identificar especificamente o que está causando problemas nas velas.