O que é missão e visão de uma empresa

Publicado em 4 julho, 2013

Saiba o que são a missão e a visão de uma empresa e quais seus significados

Para uma empresa manter-se competitiva no mercado, atuando de maneira a satisfazer seus clientes e atingir suas metas, é necessário não apenas atuar dia após dia, mas também ter uma missão e uma visão acerca de si mesma e de sua situação atual e futura no mercado.

Quem está fora do mundo da administração de empresas pode achar que quando uma empresa divulga sua missão e sua visão está apenas tentando contar vantagem ou se mostrar melhor que as outras, mas na verdade não é nada disso.

Apesar de parecer algo desnecessário à primeira vista, ou sem muita importância, a elaboração da missão e da visão de uma organização é o primeiro passo para a empresa saber mais sobre ela mesma, onde está e o que faz atualmente, e onde deseja estar no futuro.

Tendo definidas a visão e a missão, a empresa terá como nortear melhor suas estratégias e coordenar de maneira adequada sua equipe de colaboradores.

Missão

A missão pode ser entendida como sendo o objetivo principal da existência da empresa, ou um conjunto de objetivos que traduzem a razão de ser da organização. Dentro da missão, além do objetivo, é possível passar os aspectos fundamentais da cultura da empresa, de seu relacionamento com o mundo, clientes e colaboradores.

Exemplos de missão:

1. Garantir a nossos clientes e parceiros produtos e serviços de qualidade , alinhados com o respeito à pessoa e ao meio ambiente.

2. Proporcionar mais rapidez e agilidade na entrega das encomendas, zelando pela segurança e conforto de nossos consumidores.

Visão

A visão é o estado no qual a empresa deseja se encontrar no futuro. É uma aspiração, um desejo, uma projeção de como será e onde estará a organização daqui há alguns anos. A visão não deve elaborada de qualquer jeito, deve estar alinhada com a missão e tendo como base a atuação presente da empresa.

Exemplo de visão:

1. Ser referência em qualidade de produtos e atendimento no setor de fast foods.

2. Estar entre as maiores e mais competitivas empresas do setor imobiliário do país.

Concluímos que a determinação da missão e da visão de uma empresa é fundamental para que todos com os quais ela se relaciona conheçam melhor seu trabalho, valores e aspirações.