O que é check-in, check-out, early check-in e late check-out

Publicado em

Vai viajar? Saiba o que significado alguns termos usados pelos hotéis e pousadas para a hospedagem dos clientes

Não há quem não goste de viajar. Mudar de ares, conhecer novos lugares, pessoas, culinárias e culturas é algo que fascina muita gente, a ponto de, a depender do destino, ser considerado um sonho visitar a passar alguns dias. A depender do caso, tal viagem se torna um sonho não somente pela beleza ou peculiaridades do local, mas também pela distância ou pela dificuldade, seja financeira ou qualquer outra, de viajar até o destino escolhido.

Viajar não é apenas visitar um lugar diferente, é necessário providenciar e organizar várias coisas, desde malas, passagens, fazer uma previsão de gastos com alimentação, diversão e, principalmente hospedagem. Dessa maneira, não ocorrerão sustos ou situações inesperadas, sobretudo com relação à hospedagem, que é fundamental para que se possa aproveitar tudo que a viagem e o local têm a oferecer.

Antes de pegar a estrada, além dos cuidados já mencionados, é importante  conhecer os termos e procedimentos utilizados pelas redes hoteleiras e agências de viagens com relação a estada dos clientes nos hotéis e pousadas, pois assim, é possível planejar melhor os dias de hospedagem além das saídas para passeio.

Quarto de hotel

Imagem © morgueFile.com

Dentre outros termos que podem ser ouvidos durante a viagem, alguns que deixam muitos viajantes em dúvida e que devem ser conhecidos são: check-in, check-out, early check-in e late checkou-out. Todos estes termos dizem respeito à hospedagem nos hotéis e pousadas, e devem ser alvo de atenção pelos que pretendem contratar um serviço de hospedagem, sob o risco de acabar tendo pagar um adicional à empresa hoteleira.

Para não tomar sustos ou passar por situações inconvenientes, confira abaixo o que cada um desses termos significa e planeje melhor sua viagem e estada nos hotéis.

Check-in

É a entrada do hóspede no hotel. Quando você chega ao hotel, apresenta seus documentos e faz seu cadastro, você estará fazendo o check-in. É muito importante prestar atenção ao horário de check-in estabelecido pelo hotel onde se deseja ficar hospedado. Por convenção, a maioria dos hotéis estabelece que o check-in seja feito às 14h, ou a partir desse horário.

Check-out

É o oposto do check-in. O check-out é a saída do hóspede do hotel, quando ele arruma suas malas e vai embora. Também por convenção, o horário de check-out adotado pela maioria dos hotéis é até às 12h do dia seguinte.

Early check-in

É a entrada do hóspede antes do horário marcado no momento da reserva. Por exemplo: se o horário de check-in do hotel for às 14h, e você entrar no hotel às 12h, você estará fazendo early check-in. No entanto, fique atento pois talvez não seja possível fazer early no momento, seja pelo fato de o quarto ainda estar ocupado ou por regras internas do hotel. A depender do caso e do quão o hóspede estiver adiantado, o mesmo poderá ser cobrado pela entrada antecipada. Outra coisa que poderá acontecer caso chegue muito cedo ao hotel é ficar esperando até o horário de check-in.

Late checkou-out

É a saída tardia do hóspede. Ou seja, quando ele sai depois do horário previsto. A depender do caso e da política do hotel, será cobrada uma tarifa de check-out. E se o tempo de permanência após o fim da diária for muito longo, o cliente poderá ter que pagar meia diária ou até uma diária inteira.

Dica: quando o hotel não estiver lotado, ou mesmo na baixa temporada, a negociação sobre early check-in e late check-out é mais fácil e o cliente pode conseguir um bom acerto com o hotel. A depender da situação, é possível fazer early check-in e late check-out sem pagar nada a mais, ou mesmo fazer os dois e ainda ter desconto.