Numismática é a coleção de moedas

Publicado em 5 março, 2012 / Atualizado em 7 de junho de 2013

Saiba mais sobre a coleção de moedas e onde conseguir exemplares

Devem existir atualmente milhares de coleções diferentes. Há pessoas que colecionam selos, latinha, embalagem de produtos, carros, bicicletas, dentre muitos outros objetos. Contudo, dificilmente outra coleção estará mais intimamente ligada à história e cultura de um povo do que a coleção de moedas, também conhecida de numismática.

Na verdade, é exatamente esse o objetivo da numismática, estudar, dentre outras característica, a “carga” histórica presente nas moedas, pois através da catalogação das moedas, podemos, em conjunto, estudar a história econômica do país em cada período e, com isso, até detalhar o perfil da sociedade em cada época por onde essas moedas circularam.

A numismática tem como objetivo estudar diversas informações relacionadas à moedas, como aspectos culturais, históricos, econômicos, geográficos, além de outros relacionados especificamente à construção da moeda, como a epigrafia, a simbologia e heráldica.

Moeda de ouro

Como a coleção de moedas não tem um nome específico, e praticamente todo numismata também é colecionador de moedas, foi atribuído o nome numismática à coleção de moedas e medalhas.

Com certeza a coleção de moedas é uma das mais interessantes que existem. Porém, uma grande dificuldade encontrada por muitos colecionadores é a obtenção de novos exemplares. Realmente conseguir novas moedas não é fácil. No entanto, a internet veio para facilitar até a busca por novos exemplares. Em sites como o Mercadolivre, é possível encontrar uma grande quantidade de moedas à venda. Confira a lista de moedas antigas no Mercadolivre.