Não se deve ligar o fio terra do chuveiro no negativo (neutro)

Publicado em 11 janeiro, 2015 / Atualizado em 22 de janeiro de 2016

O fio de aterramento deve ser devidamente instalado, evitando assim risco de queima de aparelhos e choque elétrico

Instalações elétricas exigem o máximo de cuidado em seu manuseio, já que qualquer erro pode resultar não apenas num pequeno curto circuito, como também em grandes prejuízos com a queima de aparelhos e equipamentos ou com possíveis danos à saúde de quem está executando o serviço devido a choques elétricos.

Atualmente o padrão de tomadas no Brasil possui um terceiro pino para o aterramento, que é algo deixado de lado por uma grande parte da população, inclusive por alguns eletricistas.

 O aterramento é de fundamental importância para evitar que descargas elétricas danifiquem aparelhos, como computadores, por exemplo, ou até mesmo choques elétricos, como acontece em chuveiros.

No caso dos chuveiros, é bastante comum vermos nas residências do país o fio do aterramento sendo ignorado por quem faz a instalação elétrica de chuveiros, ou sendo ligado no fio neutro (negativo) o que não deveria acontecer.

O foi terra tem como função servir de rota de fuga da energia nos casos em que ocorre sobrecarga elétrica, como em problemas na rede, fiação ou mesmo na incidência de raios.

Quando ocorre a sobrecarga, o excesso de energia é enviado para o sistema de aterramento, que é composto por fios e uma haste de cobre enfiada na terra,  que anula a tensão. Caso o aterramento não esteja presente na instalação, existe o risco de queima do chuveiro ou de choque elétrico de quem estiver tomando banho quente no momento.

Quando ocorrem descargas elétricas no chuveiro, o aterramento será o caminho de saída da tensão elétrica pelo fato de o aterramento possuir menos resistência que o nosso corpo. Se ele não estiver presente, a descarga elétrica será direcionada para o chuveiro ou para a água, aumentando o risco de choques.

[related_posts]

Como grande parte das casas no Brasil não possui um sistema de aterramento, algumas pessoas ou até mesmo eletricistas que se dizem profissionais ligam o fio de aterramento ao neutro da rede elétrica, também chamado de negativo. Essa prática não é recomendada e pode trazer riscos tanto para a rede elétrica e aparelhos elétricos e eletrônicos como para quem utiliza o chuveiro.

Não se deve ligar o aterramento ao neutro (negativo)

O ideal é que o fio de aterramento fosse realmente ligado ao sistema de aterramento da residência. No entanto, caso a casa não possua aterramento e por qualquer motivo que seja não se deseje criar um aterramento, o melhor a fazer é deixar o fio isolado, não ligado a nada (o ideal é que seja feito o aterramento, pois isso também não é seguro), mas nunca ligado ao fio negativo (neutro).

Porque não ligar o aterramento ao neutro

Diversos podem ser os problemas que essa prática pode ocasionar, mesmo que se use o chuveiro com este tipo de ligação por meses ou até anos sem problema algum. Dentre eles podemos citar:

1. Dependendo da carga puxada pelo aterramento e jogada no neutro, pode ocorrer a queima de aparelhos ligados à rede.

2. Caso ocorra o rompimento do neutro na rede residencial ou mesmo na rede da concessionária, a tensão será transferida para a carcaça metálica do chuveiro ou para a água, o que aumenta o risco de choque elétrico.

Conclusão

Não se deve fazer gambiarras ou dar um “jeitinho” em instalações elétricas, é a sua segurança e de sua família que está em jogo. Sendo assim, sempre use o aterramento tanto para o chuveiro quanto para os demais aparelhos de sua casa. Se você souber fazer sozinho, faça. Senão, contrate um profissional.