Na pesquisa de preço escolher o mais barato pode sair caro

Publicado em 10 maio, 2013 / Atualizado em 18 de maio de 2013

Além do preço, a qualidade do que se está comprando deve ser levada em consideração

Uma das principais dicas dadas por educadores financeiros é buscar sempre economizar nas compras, fazer pesquisas de preço para descobrir onde está mais barato comprar.

Muitas pessoas seguem isso para tudo, seja no supermercado, na loja de materiais de construção, na autopeças etc.

Como ganhar dinheiro está difícil para todo mundo, buscar os menores preços é uma das melhores maneiras para gastar menos e economizar dinheiro, uma vez que cada estabelecimento tem seu próprio poder de compra, o que faz com que seja possível uma loja vender mais barato que outra o mesmo produto.

No entanto, uma observação importante deve ser feita: qual a qualidade do que se está comprando?

O barato às vezes sai caro

Antes de sair procurando os menores preços, é importante determinar as marcas, tipos ou características dos produtos que serão comprados.

Em autopeças, por exemplo, há peças de carro que quando originais, custam R$ 50,00, mas existem peças similares que custam R$ 20,00.

Neste exemplo, a diferença de preço é enorme. Contudo, além do preço existe outro ponto importante: a qualidade. Geralmente a peça original dura duas ou três vezes mais que a similar mais barata. Com isso, o consumidor terá que comprar a peça várias vezes, além de ter que pagar a mão de obra do mecânico mais vezes também. Claro que depende, pois isso não acontece com todo tipo de peça.

[related_posts]

O exemplo da autopeças foi apenas ilustrar, mas essa dica pode se aplicar a praticamente tudo. Confira alguns casos:

  1. Materiais de limpeza: um tipo ou marca de produto pode render bem mais que outra, mesmo sendo um pouco mais cara que aquela.
  2. Alimentos: a depender do que está sendo preparado, pode ser necessário usar mais produto de uma marca mais barato do que seria usado se outra marca mais cara fosse usado. E essa diferença pode não compensar a economia feita.

Nem sempre o mais caro é melhor

Não é regra que tudo que é mais caro dura mais ou rende mais que aquilo que é mais barato. Por esse motivo, antes de escolher qual a marca ou tipo de produto escolher, é importante experimentar diversas marcas de produtos existentes, já que é possível encontrar produtos mais baratos que rendem ou duram mais ou tanto quanto aqueles mais caros ou de marcas famosas.

Por isso fique esperto: além de pesquisar o preço, pesquise também a qualidade dos produtos.