Quem são emitente, beneficiário e sacado no cheque

Publicado em 15 dezembro, 2012 / Atualizado em 16 de julho de 2013

Conheça quem são as partes envolvidas na emissão de cheques

A emissão de cheque, a princípio, envolve apenas duas partes, uma que emite e outra que recebe o cheque. Porém, como o mesmo precisa ser depositado ou sacado na agência bancária, uma terceira pessoa se envolve na negociação, que é o banco, instituição responsável por manter a conta corrente associada ao cheque e também por enviar o cheque para a compensação.

Sendo assim, o pagamento de compras ou serviços envolve três pessoas: O emitente (emissor ou sacador, o beneficiário e o sacado. Cada um deles tem seu devido papel na negociação, seus direitos e deveres.

Quem nunca lidou com cheques, ou até mesmo quem já o recebeu ou possui talão, muitas vezes ficam em dúvida sobre quem é cada uma das partes envolvidas na emissão de cheques, o que em alguns casos pode causar confusão, principalmente quando se está tentando resolver algum problema junto ao banco. Para esclarecer suas dúvidas, fique sabendo quem são e o papel de cada uma das partes envolvidas nas transações com cheque:

Emitente (emissor ou sacador) – É a pessoa física ou jurídica que emite o cheque, que o utiliza para fazer o pagamento de compras ou serviços.

Beneficiário – É a pessoa física ou jurídica que recebe o cheque. Quando um cliente faz uma compra numa determinada loja e realiza o pagamento com cheque, a loja está sendo o beneficiário, pois está recebendo a folha de cheque.

Sacado – É banco que forneceu o talão de cheques ao emitente, e também é a instituição bancário que guarda o dinheiro que será usado para cobrir o cheque em caso de depósito ou saque no balcão do caixa.

Como podemos perceber, á fácil identificar cada uma das partes envolvidas na emissão de cheques. Fique atento para não confundir mais.