Muito magro? Confira dicas para ganhar peso

Publicado em 31 maio, 2012 / Atualizado em 28 de maio de 2013

Confira dicas de comportamento e alimentação para o ganho de peso e massa muscular

Quando se ouve falar em dietas, normalmente pensa-se imediatamente em dietas para emagrecer, perder barriga etc. Isso acontece porque, realmente, a quantidade de pessoas querendo perder peso é muito maior do que as que desejam o contrário, ou seja, ganhar peso.

Mesmo que em menor quantidade, as pessoas que buscam ganhar peso também estão numa situação um pouco difícil, assim como as que querem perder peso, só a direção do objetivo é que muda, mas as dificuldades são parecidas, sendo uma das principais: seu corpo não te obedece.

As pessoas que têm dificuldade para ganhar peso normalmente tem seu metabolismo acelerado, ou seja, seu organismo gasta mais energia que o normal para realizar as funções básicas. Com isso, a tendência é que a pessoas acabe não engordando com facilidade, uma vez que o corpo gasta muito mais calorias.

Conheça: 100 receitas para o ganho de massa muscular.

Para que seja possível ganhar peso, é necessário ingerir mais calorias do que as que normalmente o corpo precisa para realizar suas funções, ou seja, deve haver um saldo calórico positivo. Mas além das calorias, seu organismo precisa de substâncias que são indispensáveis para que ele funcione corretamente, como as proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais, gordura (alguns tipos) e aminoácidos.

Dicas para ganhar peso:

  • Comece a fazer musculação
  • Tenha seis refeições por dia. Não admita um intervalo muito grande entre as refeições, o intervalo ideal é de 2 horas.
  • Tenha um bom descanso. Do que adianta ter uma boa dieta e uma boa alimentação se você não descansa corretamente. Durma em média 8 horas por dia. Lembre-se que é durante o sono que ocorre a hipertrofia muscular.
  • Beba bastante água. A síntese protéica é facilitada quando o corpo está bem hidratado.
  • Coma alimentos ricos em proteínas. As proteínas são as principais responsáveis pelo crescimento muscular. Elas são importantíssimas para a hipertrofia. Consuma carne vermelha, frango, peixe, ovo, laticínios (alguns têm muita gordura. Evite o consumo excessivo).
  • Os carboidratos são importantes. Os carboidratos mantêm estável o nível de insulina no sangue e é fonte de energia para as células. Durante o dia, dê preferência a carboidratos de baixo índice glicêmico. Estes podem ser encontrados em pães, massas, arroz, cereais (aveia, trigo etc.), batata doce, aipim, dentre outros.
  • Fibras alimentares. As fibras além de melhorar o funcionamento do organismo favorecem a síntese protéica. Além disso, os alimentos ricos em fibras possuem muitos outros nutrientes importantes.
  • Gorduras monoinsaturadas. Estas gorduras além de favorecem a resistência e recuperação muscular são extremamente benéficas à saúde, auxiliando na formação de diversos hormônios, além de reduzirem o colesterol LDL. Podem ser encontradas no azeite de oliva, abacate, nozes, amendoim.
  • Vitaminas e minerais. Eles são indispensáveis para um corpo saudável. Coma à vontade frutas, legumes e verduras. As vitaminas além de fornecerem nutrientes vitais para o funcionamento do organismo combatem os radicais livres como é o caso da vitamina c.
  • Alimentos integrais e cereais são muito importantes. Reserve um lugar na sua dieta para os produtos integrais (pães, biscoitos, massas), e também para os cereais como a aveia e granola.
  • Suplementos alimentares. Se, por diversos motivos, você não conseguir ter uma dieta balanceada, o uso de suplementos alimentares torna-se necessário, um deles é o hipercalórico.

[related_posts]