Mudar endereço MAC de placa de rede

Publicado em 24 novembro, 2011

Aplicativo para mudar endereço físico (MAC)de placa de rede

O MAC Address (Media Access Control, em inglês) é o endereço físico da placa de rede. Assim como computador conectado à internet tem umMudando endereço MAC endereço IP, cada um deles também possui um único endereço físico, ou MAC Address, caso possuam placa de rede, é claro. O MAC Address é representado através do conjunto de 12 caracteres hexadecimais, que são agrupados dois a dois, e é responsável por identificar uma máquina numa rede ou na própria internet.

O MAC Address é único e vem gravado num chip de memória ROM presente na placa de rede. No entanto, é possível mudar esse endereço. Na verdade, o endereço na placa não muda, o que é possível fazer é mascará-lo, de maneira a fazer com que o Windows não o mostre, exiba outro em seu lugar.

Na prática, talvez esse não seja um recurso muito útil. No entanto, pode ser muito importante no momento de fazer testes em sistemas de segurança, como em controle de acesso a alguma rede, onde sejam permitidas conexões vindas de endereços MAC específicos.

Para fazer esse processo, um programa muito útil é o Ryll MAC Editor. Com este aplicativo executável, em alguns cliques é possível definir um novo MAC Adress para sua placa de rede. Para isso, basta escolher o adaptador (placa) rede que terá seu MAC alterado, e em seguida clicar em “Update MAC”. Para retornar ao MAC original, basta clicar em “Reset Default MAC”.

  • Nome: Ryll MAC Editor
  • Licença: Freeware (GPL) - Grátis
  • Desenvolvedor: Ryll System
  • Tamanho: 353 KB
  • Sistema: Windows (todas as versões)
Ryll MAC Editor

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.