Movimento das peças do xadrez

Publicado em

Aprenda os movimentos do peão, cavalo, torre, bispo, rei e rainha do xadrez

O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais famosos e mais jogados em todo o mundo. Além de ser usado como passatempo ou em competições amadoras ou profissionais, o xadrez é disciplina em algumas escolas, pois ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, planejamento e tomada de decisão nas crianças. O jogo de xadrez é disposto em um tabuleiro contendo 64 casas, intercalando entre as cores branca e preta. O total de peças é 32, sendo que cada jogador conta com 16. As peças também são divididas entre pretas e brancas, e cada uma delas possui um movimento específico. Como regra, sempre as brancas iniciam a partida.

O xadrez exige dos jogadores um alto nível de concentração, raciocínio e planejamento, pois antes de fazer um movimento é necessário prever todas as possíveis consequências desse movimento, já que uma jogada impensada pode colocar o jogador em situação difícil, principalmente se tal movimento expor o rei a um xeque ou xeque-mate.

Para jogar xadrez bem é necessário muito treino e estudo. No entanto, o primeiro passo é saber como as peças se movimentam, para em seguida entender as demais regras. Antes de começar a descrever o movimento das peças, vamos conhecê-las: peão, torre, cavalo, bispo, rei e rainha ou dama. Veja abaixo o movimento de cada uma delas.

Movimento do peão

Peão no tabuleiro

O peão é a peça com movimento mais limitado no xadrez. Ele só pode deslocar-se para frente, uma casa de cada vez. No entanto, no primeiro movimento o peão pode mover-se por duas casas. Para atacar, o peão faz movimento diagonal.

Movimento da torre

Torre se movendo

A torre tem o poder de percorrer todo o tabuleiro, mas com uma condição: desde que seja na vertical ou horizontal, quantas casas quiser, desde que não estejam ocupadas. Ela só ataca na mesma direção em que se movimenta, ou seja, ao contrário do peão, a torre não ataca na diagonal.

Movimento do bispo

Bispo no tabuleiro

O bispo também pode andar todo o tabuleiro, assim como a torre. Porém, ele só se movimenta na diagonal. Seu ataque só pode ser feito na diagonal.

Movimento do cavalo

Cavalo movendo-se no tabuleiro

O cavalo é a peça com movimento mais curioso no xadrez. Ao contrário das demais peças que se movimentam em linha reta, seja na vertical, horizontal ou diagonal, o cavalo movimenta-se em forma de L. Ele salta duas casas e se posiciona à esquerda ou direita da segunda casa. Na imagem acima é possível verificar todas as posições possíveis do cavalo.

Movimento da rainha ou dama

Rainha no xadrez

A rainha pode ser considerada a peças mais poderosa do xadrez por sua capacidade de se movimentar em todas as direções possíveis no tabuleiro. A rainha, também chamada de dama, pode movimentar-se na horizontal, vertical e diagonal, quantas casas estiverem disponíveis.

Movimento do rei

Rei do xadrez

O rei pode mover-se tanto na vertical quanto na horizontal. No entanto, ao contrário da torre ou da rainha, só pode andar uma casa de cada vez. Essa característica torna o rei um alvo fácil, sobretudo de peça com capacidade de percorrer todo o tabuleiro numa única jogada.

Movimentos extras

O xadrez possui alguns movimentos extras, onde algumas peças peças podem se movimentar de maneira diferente, a depender da situação.

Roque

Roque com o rei e torre

O roque é um movimento onde o rei e a torre mudam de posição ao mesmo tempo. Esse movimento pode ser usado para proteger o rei de um ataque ou liberar a torre para atacar peças inimigas. O roque pode ser feito tanto do lado esquerdo quanto direito do tabuleiro. O roque feito do lado direito (imagem acima) é chamado de roque pequeno, enquanto o da esquerda é chamado roque grande.

Para fazer esse movimento, é necessário atender às regras:

  1. O rei e a torre não podem ter sido movimentados anteriormente
  2. Não pode haver peças entre eles
  3. O rei não pode estar em xeque ou passar para uma casa que esteja sendo atacada por peças adversárias

En passant

Esse é um movimento bastante específico. Ele acontece quando um peão está na quinta casa, e outro avança duas casas ficando ao seu lado. Neste momento, o peão que está na quinta casa o captura e fica posicionado na casa anterior à dele. Confira na imagem abaixo como movimento é feito.

Capiturando com o en passant

Esses são os movimentos das peças do xadrez. Em outros posts mostraremos e explicaremos jogadas e daremos dicas mais avançadas.



Comentar