Morar de aluguel: dicas para escolher casa

Publicado em 9 dezembro, 2012 / Atualizado em 19 de julho de 2013

Confira dicas para acertar na hora de escolher uma casa para alugar

Morar de aluguel é a solução para muitas pessoas que ainda não possuem sua própria casa ou que estão construindo uma. Encontrar uma casa de se adeque às necessidades da família e que ao mesmo tempo tenha um preço justo e acessível não é uma tarefa fácil, exige paciência e persistência.

Essa dificuldade existe porque as necessidades de cada pessoa são diferentes, quando o proprietário do imóvel fez a construção, ele tinha uma necessidade ou imaginou que seus clientes a teriam, mas não é possível garantir que ela agrade a todos.

Como quem busca uma casa para alugar pelo menos no momento não tem condições de construir uma do jeito que sempre sonhou, a saída é buscar casas que tenham as características desejadas, ou a maioria delas.

Contudo, apesar das características específicas que cada um pode buscar, como dois ou três quartos, garagem, varanda e área de serviço, por exemplo, algumas coisas devem ser observadas, pois, de maneira geral, podem desagradar ou causar incomodo a qualquer pessoa que venha a residir na casa. Muitas vezes tais condições desfavoráveis não estão na casa em si, mas sim na vizinhança. Por isso confira dicas para:

Escolher casa de aluguel

Instalações elétricas e hidráulicas – Não precisa quebrar as paredes para conferir fiação ou tubulação. No entanto, um olhar com mais calma e atenção em locais visíveis como tomadas, torneiras e demais conexões podem dar pistas sobre o estado das instalações elétricas e hidráulicas. Essa verificação é importante para evitar futuros transtornos com queima de aparelhos elétricos, alto consumo de energia, excesso de umidade e mofo e outros.

[related_posts]

Ventilação

Dependendo da cidade, região ou estado, tanto os dias quanto as noites costumam ser muito quentes e abafados, por esse motivo, uma casa que tenha uma boa ventilação é interessante. Se você precisa de uma casa fresca e arejada, ao visitá-la preste atenção na posição e quantidade de janelas e basculantes. Algumas casas, devido à sua localização, costumam ser muito quentes em determinado horário do dia. Se for possível, visite a casa pela manhã, à tarde e à noite.

Vizinhança

Os vizinhos também são um ponto importante na escolha de uma casa alugada, principalmente para quem não gosta de ser incomodado com barulhos alheios. Ao visitar a casa, perceba como é a vizinhança, se possui bares, igrejas, oficinas, fábricas ou indústrias, pois geralmente esses estabelecimentos costumam emitir som ou ruído alto, o que, a depender da proximidade com a casa, pode acabar incomodando mesmo dentro de casa.

Contas de água e energia

Principalmente em pequenos prédios, é comum alguns donos de casa de aluguel pedir uma única ligação de água e energia para todos os apartamentos, e depois dividir as contas entre os moradores. Isso pode ser muita desvantagem, principalmente para quem consome pouco e tem vizinhos que consomem muito, pois acabarão pagando por algo que não utilizaram. Por esse motivo, fuja de prédios que fazem isso. A não ser nos casos em que tais despesas estão incluídas no condomínio, e vocês esteja disposto a pagar, claro.

Iluminação natural

A luminosidade também é importante, e às vezes pega carona com a ventilação. É agradável morar numa casa onde em diversos horários do dia é possível obter iluminação natural, do sol, sem ser obrigado a ascender lâmpadas.

Essas foram algumas dicas gerais, pode ser que para algumas pessoas alguns dos pontos levantados não tenha relevância e outros sim. Fique à vontade para refletir sobre eles, e boa escolha.