Migração, imigração ou emigração

Publicado em 3 dezembro, 2013

Conheças as diferenças entre imigração, emigração e migração

Com frequência vemos ou ouvimos nos noticiários notícias sobre algum tipo de movimento populacional, seja dentro do Brasil ou em qualquer outra parte do mundo.

Continuamente ocorrem migrações, afinal, as pessoas costumam se deslocar, mesmo que temporariamente, entre diversos locais. Mas além da ocorrência de migrações, temos também as imigrações e emigrações que, apesar de serem muito semelhantes na grafia, representam ideias contrárias.

Movimentos migratórios ocorrem por inúmeros motivos. Como exemplo podemos citar: fuga de regiões em guerra, mudança para cidades em busca de emprego ou melhores condições de vida, saída de regiões devido à seca ou alagamento etc.

Os termos são semelhantes, mas é importante não confundi-los, pois, apesar de serem muito parecidos na escrita, elas se referem a situações distintas. Então vamos conhecer as diferenças entre eles:

Migração

A migração é todo deslocamento de um local para outro, seja de saída ou entrada. Corresponde a entrada ou saída de pessoas de um país para outro, de uma região para a outra, de um estado para outro, de uma cidade para outra etc. A migração engloba a imigração e a emigração.

Imigração

Na imigração ocorre o movimento de entrada. É quando o individuo entra noutro país ou região diferente da sua. Por exemplo: os Haitianos que vieram para o Brasil são considerados imigrantes, pois eles não são daqui e fizeram o movimento de entrada em nosso país.

Emigração

Na emigração o movimento é de saída. Quando um cidadão sai de seu local de origem para outro, ele está fazendo um movimento de emigração, logo, ele é um emigrante.

Emigração X Imigração

Para não restar dúvidas, vamos a mais um exemplo:

Manoel saiu de Portugal e veio morar no Brasil. Ele é imigrante ou emigrante?

Resposta: Depende.

Para nós, brasileiros, ele é imigrante (está entrando em nosso país).

Para os portugueses, ele é emigrante (está deixando seu país).