Mel de abelha pode fazer mal para crianças menores de um ano

Publicado em 31 julho, 2012

Mel de abelha faz bem à saúde, mas pode trazer riscos a crianças menores de 1 ano

O mel já é utilizado em nossa cultura há muito tempo, nossos avós já citavam seu poder de cura para a tosse em crianças mesmo antes de qualquer confirmação científica. Existe uma grande variedade de tipos de mel, cada um deles variando de acordo com o tipo de abelha ou marimbondo que o produziu, a floração e até a região onde ele foi feito. No entanto, apesar de parecer totalmente inofensivo, é preciso ter alguns cuidados ao oferecer mel às crianças, sobretudo às menores de um ano de idade.

As crianças com menos de um ano de vida ainda não tem seu aparelho digestivo completamente desenvolvido, o que pode torná-las suscetíveis a uma doença perigosa, o botulismo. Uma pesquisa feita pela Agência nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA revelou que cerca de 5% do mel comercializado no Brasil está contaminado com a bactéria Clostridium botulinum.

Colméia de abelhasEsta bactéria é a causadora do botulismo, uma doença que atinge o sistema nervoso, podendo causar problemas nos nervos e músculos. Em casos extremos o botulismo pode levar à morte. Por esse motivo, é recomendável evitar oferecer mel de abelha a crianças com menos de um ano de idade.Para substitui-lo por outros alimentos, como frutas, por exemplo, é aconselhável uma visita a um médico pediatra ou nutricionista, para que uma dieta adequada seja passada para a criança. A partir dessa idade, o organismo da criança já possui defesa contra a bactéria causadora do boulismo, e sendo assim, já pode ser consumido pela criança.

O mel é um alimento rico em minerais e vitaminas importantes. Também é considerado um bom aliado no combate às bactérias, pois é conhecida sua ação antibacteriana no organismo humano. Mas se estiver contaminado pelo Clostridium botulinum, pode colocar em risco a saúde dos pequenos com menos de um ano de idade. Por isso, fique atento: não dê mel de abelha para crianças com menos de um ano de idade.