Medir temperatura e voltagem de processador, placa mãe e outros

Publicado em 7 novembro, 2012 / Atualizado em 7 de novembro de 2012

Saiba com precisão a temperatura e voltagem dos componentes de hardware e rotação dos coolers

Todos os componentes de hardware de um computador possuem faixas específicas de temperatura e de voltagem para que possam funcionar de maneira correta e segura. O processador, por exemplo, é um componente que merece bastante atenção quando o assunto é temperatura, pois caso ocorra um superaquecimento, há o risco de ele ser inutilizado. Por esse motivo, inclusive, a maioria das placas-mãe modernas possuem um sistema que desliga o computador quando o processador atinge certa temperatura.

Não é somente o processador que merece atenção para evitar superaquecimento, a placa-mãe e o HD (disco rígido) também merecem atenção, principalmente a placa-mãe, já que é por ela que todas as informações processadas são transmitidas para os demais dispositivos de hardware e periféricos, e caso ea queime

Além da temperatura, outra informação importantes sobre o estado do computador é a voltagem utilizada pelos componentes. Se algum componente estiver sofrendo uma sobrecarga de energia, provavelmente ele irá queimar.

Convertendo vídeo

Essas informações podem ser obtidas através do setup da placa-mãe, no ,entanto, para isso é necessário reiniciar o computador, o que acaba sendo um transtorno, haja vista que pode haver a necessidade de monitorar constantemente a temperatura e a voltagem.

Uma solução para monitorar a temperatura e voltagem atual dos componentes do PC é utilizar o programa HWMonitor. Com ele é possível, além de ter informações em tempo real, verificar qual foi o valor máximo e o mínimo de temperatura e voltagem relacionada a cada dispositivo de hardware. Isso sem necessitar reiniciar o computador. O programa também lista a rotação dos coolers presentes na máquina.

O HWMonitor é compatível com os principais sensores presentes nos dispositivos de hardware, porém, podem existir alguns incompatíveis. Baixe e confira.

  • Nome: HWMonitor
  • Licença: Freeware - Grátis
  • Desenvolvedor: CPUID
  • Tamanho: 4,o MB
HWMonitor

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.