Mapas mentais ajudam no estudo para concurso público

Publicado em 17 outubro, 2013 / Atualizado em 6 de outubro de 2014

Os mapas mentais ajudam a entender e decorar o que pode ser cobrado nas provas de concurso

Estudar para concurso público exige não apenas tempo livre e perseverança, mas principalmente organização e método. Isso porque apenas ler textos em muitos casos pode não garantir o aprendizado do conteúdo.

Ler ou estudar com método significa seguir um padrão, um modelo de leitura que possibilite a compreensão, aprendizado e memorização daquilo que está sendo lido.

Para facilitar a compreensão, podemos dar como exemplo o estudo dos domínios climáticos do Brasil. Se tentarmos apenas decorar os tipos de solo, relevo, clima ou vegetação teremos dificuldade no momento de interpretar uma questão de concurso. Já quando estudamos esses temas de maneira contextualizada e interligando cada elemento, a compreensão nos possibilita a fixação do que foi lido.

Mapas mentais

Para facilitar a interpretação, compreensão e memorização  de como os fatos, pessoas e demais elementos do texto se conectam, os mapas mentais são as ferramentas ideais por possibilitar uma visão ampla e integrada daquilo que está sendo estudado.

As melhores apostilas para concurso público, conheça: Apostilas Opção.

Eles também são ótimos quando o objetivo é, por exemplo, decorar uma hierarquia, seja de cargos públicos ou até em questões sobre administração de empresas.

Mapa mental

Outro ponto importante a ser lembrado é que os mapas mentais possibilitam a representação visual de algo, além do simples texto. Algumas pessoas, se lembram das informações passadas por um mapa mental visualizando mentalmente suas conexões, e a partir daí recordam de tudo que foi estudado.

Algumas editoras e empresas que elaboram livros, apostilas e outros materiais de estudo para concursos públicos criam e vendem mapas mentais para facilitar o entendimento de como um determinado órgão público funciona, como é organizado os artigos de certa lei, dentre diversas outras utilizações.

Como fazer um mapa mental

Os mapas mentais podem ser criados de várias maneiras: no papel, usando lápis ou caneta; ou no computador, usando programas ou até mesmo serviços online. Aqui no blog recomendamos várias ferramentas para criar mapas mentais.