O que é mapa mental?

Publicado em 16 outubro, 2013 / Atualizado em 16 de outubro de 2013

Os mapas mentais auxiliam na compreenção e memorização de informações

Por mais poderoso que seja o cérebro humano, em muitos casos é difícil memorizar grande quantidade de informações, estabelecer relação entre uma grande cadeia de ideias ou informações ou até mesmo fazer associações lógicas de uma sequencia de elementos, palavras, acontecimentos etc.

Por exemplo, quem tenta estudar o funcionamento do corpo humano apenas lendo livros e mais livros, na maioria das vezes sentirá grande dificuldade de entender a sequencia de efeitos de uma determinada ação, ou mesmo as etapas necessárias que para algo aconteça da maneira adequada, como a resposta do cérebro a um determinado estímulo.

Em muitos casos é complicado entender como funciona uma rede de informações ou atividades interdependentes, sobretudo quando não é possível “visualizar” tal rede e suas conexões.

Os mapas mentais surgiram como uma maneira de facilitar o estudo, memorização e aprendizagem de informações complexas e interligadas. Eles são úteis para que seja possível visualizar as informações. Mapas mentais são diagramas com o objetivo de exibir informações de maneira sequencial e ou lógica, através de imagens, palavras-chaves e outros elementos.

Exemplo de mapa mental:

Mapa mental

Como percebemos no exemplo da imagem acima, o mapa mental é um diagrama onde informações são apresentadas de maneira sequencial, com o objetivo de facilitar principalmente a compreensão e memorização das informações passadas.

Outro exemplo de uso do mapa mental é para o entendimento  do poder público brasileiro. Se formos construir uma mapa mental para isso, no centro poderíamos colocar os três poderes, nos nós seguintes seus órgãos, em seguida seus representantes, depois suas funções e atribuições, logo adiante seus salários etc.

Ou seja, o mapa mental é utilizado principalmente para estruturar informações de maneira lógica e sequencial, possibilitando que, apenas com a sua visualização, uma grande quantidade de informação seja processada e possivelmente armazenada.

Um mapa mental pode utilizar diversos recursos para facilitar sua leitura e entendimento ou para facilitar a distinção entre cada elemento apresentado. Para isso, podem ser usadas imagens, cores e estilos de fonte diferentes e ouros elementos gráficos.

Os mapas mentais são muito utilizados por alunos que precisam decorar grande quantidade de informações, por palestrantes para facilitar o entendimento dos ouvintes, por concurseiros para facilitar a memorização de conteúdo, por empresários e gestores para traçar planejamentos etc. Concluindo, os mapas mentais são ótimas ferramentas para organizar uma cadeia de informações, seja para aprendizado, memorização, consulta posterior etc.