Malhar sozinho ou com amigo?

Publicado em 8 julho, 2012 / Atualizado em 19 de fevereiro de 2013

Em alguns casos, é melhor malhar sozinho do que treinar com um amigo ou conhecido

A atividade física é uma prática individual, apesar de ser possível haver várias pessoas reunidas em um mesmo ambiente fazendo exercícios semelhantes.

O que acontece, em muitos casos, é que o praticamente de musculação, ou qualquer outra atividade, se sente desmotivado caso seja obrigado a malhar sozinho, sem a presença de um amigo ou conhecido. Em alguns casos, há pessoas que chegam a desistir de treinar caso seu companheiro ou companheira tenha desistido antes.

Claro que ter uma companhia durante o treino é interessante em diversos aspectos. Você tem com quem conversar e trocar idéias sobre o treino, a alimentação ou qualquer outro assunto. Além de ter um auxílio nos exercícios, principalmente nos momentos de aumentar o peso. Por falar em aumentar o peso, é nesse momento que sentimos mais falta de companheiro de academia, pois ele poderá nos ajudar caso não consigamos terminar a série devido a carga estar mais elevada.

[related_posts]

Em todo caso, devemos ter em mente que somos capazes de treinar sozinhos, seja em casa ou na academia, por mais que a conversa ou o auxílio durante o aumento de carga faça falta. Deve-se ter disciplina, determinação e perseverança, caso contrário, dificilmente bons resultados serão alcançados.

Além do mais, temos que avaliar a “qualidade” desta companhia, pois há pessoas que, durante o treino, praticamente subjugam seu companheiro mai fraco ou novato. É possível encontrar, em diversas academias, alunos mais fracos ou iniciantes “se acabando” para tentar pegar o mesmo peso que seu colega mais forte ou mais experiente pega, somente pelo fato deste insinuar sua superioridade e estimular uma disputa. Em muitos casos é melhor malhar sozinho do que mal acompanhado.

Veja abaixo alguns pontos positivos e negativos quando o assunto é malhar com um amigo ou conhecido.

Prós de malhar com um amigo:

  1. Você tem com quem conversar.
  2. Você tem um auxílio na hora de aumentar o peso.
  3. Para quem treina até a falha muscular, ter um amigo por perto é interessante, pois o risco de acidentes diminui.

Contras de malhar com um amigo

  1. Você tem sempre que revezar o aparelho
  2. Dependendo do amigo, ele pode acabar lhe desestimulando ou fazendo você se esforçar além do limite
  3. Se o papo estiver bom, os intervalos entre as séries podem ficar muito longo. O que é péssimo.
  4. Tem pessoas que mesmo vendo que você está fazendo sua série, ficam conversando e contando piadas, ou seja, tirando sua concentração.

Estes foram apenas exemplos. Cabe a cada um avaliar sua situação e necessidade, e chegar à conclusão do que é mais interessante no momento: malhar sozinho ou acompanhado.