Maioria simples e maioria absoluta, qual a diferença

Publicado em 27 janeiro, 2014 / Atualizado em 6 de outubro de 2014

Entenda como funciona a maioria simples e a maioria absoluta

Existem termos que quando utilizados no dia a dia praticamente todos sabem seu significado. Quando falamos que a maioria dos estudam gostam de matemática, por exemplo, a informação transmitida é facilmente entendida por quem a ouve.

No entanto, em situações ou assuntos específicos, palavras corriqueiras e de fácil entendimento se revestem de novo significado, ou adquirem significado adicional, para que possam ser utilizadas em situações específicas, muitas vezes diferente do seu uso comum.

Retomando o exemplo anteriormente dado, quando utilizamos o termo “maioria”, praticamente todo mundo vai saber que se trata da maior parte de um todo. Contudo, quando falamos em maioria simples e maioria absoluta, dúvidas começam a surgir. Afinal, maioria não é sempre maioria? Geralmente sim, mas nem sempre.

No direito político, maioria simples ou absoluta tem significados diferentes. Fique sabendo:

As melhores apostilas para concurso público, conheça: Apostilas Opção.

Maioria absoluta

A maioria absoluta corresponde à metade de um total mais um, ao menos. Por exemplo: temos 50 parlamentares para votar a aprovação de uma lei que só pode ser aprovada mediante maioria absoluta. Neste caso a maioria absoluta é igual a metade mais um (25+1 = 26). A partir desse número já teremos a maioria absoluta.

Maioria simples

A maioria simples corresponde à maioria dentro de uma maioria absoluta. Tomando novamente o exemplo acima, se a lei fosse aprovada por maioria simples, bastaria que a maioria dos 26 parlamentares decidissem pela aprovação para que a referida lei se tornasse realidade. Fazendo as contas, bastaria que apenas (pelo menos) 14 dos parlamentares (13+1) votasse a favor para que a lei fosse aprovada.

Essa é a diferença entre elas, a maioria absoluta corresponde à maioria dos todos os elementos possíveis, enquanto que a maioria simples corresponde à maioria da maioria absoluta.