Luz noturna para quarto

Publicado em 5 julho, 2013

A luz noturna é a melhor opção para iluminar quarto de bebês, crianças e até de adultos

Por mais que as crianças reclamem na hora de dormir sozinhas em seus quartos, passar a noite sozinhas é importante para o desenvolvimento de sua individualidade e Independência. Mesmo assim, o medo do escuro costuma assombrar crianças de diversas faixas etárias.

Manter uma iluminação no quarto de crianças ou bebês é cômodo não apenas para os pequenos, mas também para os pais que à noite vão até o quarto conferir se está tudo bem ou pra atender o choro ou chamado dos filhos. Luminárias e abajures costumam ser utilizados para isso por emitirem uma luz menos intensa, mais adequada para o quarto.

No entanto, em alguns casos elas podem acabar clareando demais e incomodando, além de consumir muita energia, dependendo da potência da lâmpada utilizada.

Como solução mais adequada recomenda-se a luz noturna. Existem vários modelos de luz noturna, recomendadas para quartos de adultos ou até mesmo de bebês e crianças, que nestes casos costumam ser temáticas, coloridas e com desenhos de personagens infantis.

O que é luz noturna

Luz noturna

A luz noturna pode ser definida como um tipo de luminária de baixa luminosidade e baixo consumo de energia.

Como durante o sono não precisamos de muita iluminação, manter uma lâmpada comum acesa durante toda a noite pode aumentar significativamente o consumo de energia, além também de poder atrapalhar o sono devido ao excesso de luminosidade. Por esse motivo a luz noturna é a melhor opção, já que não emite uma luz suave e não consome  muita energia.

Qual o consumo de energia

Como já foi dito, a principal característica da luz noturna, além da iluminação suave e agradável é seu baixo consumo de energia. Atualmente existem luminárias do tipo luz noturna cujo consumo varia de 0,3 W até 7 W de potência, sendo que as mais vendidas não costumam passar de 3 W.

Claro que a potência da luz noturna vai depender do tamanho da área que se deseja iluminar, mas em geral não é necessária lâmpadas com potência mais elevada.

Por consumir pouca energia e não gerar calor, a luz noturna pode ficar ligada durante toda a noite sem oferecer risco de incêndio ou curto-circuito.

Onde encontrar a luz noturna

Ela pode ser encontrada facilmente em qualquer loja de material de construção ou iluminação. Na internet também é possível encontrar diversos modelos de luz noturna, seja para quarto infantil ou de adultos.

Uma dica importante é sempre escolher marcas que são certificados pelo INMETRO. Essa simples medida ajuda a reforçar a segurança contra acidentes.