Limpar formatação de texto copiado da internet e colado no Word

Publicado em

Veja como limpar a formatação de textos colados no Word, como cor, tamanho e tipo de fonte, por exemplo

A internet é uma fonte de informações praticamente inesgotável. Nela encontramos textos sobre diversos assuntos, de resenhas de filmes até produções acadêmicas, passando também por textos voltados a área da educação, como textos sobre história, português, geografia etc. Como fonte de informação e conhecimento, a internet não poderia deixar de ser usada por estudantes que buscam esclarecer dúvidas, aprender coisas novas, pesquisar para fazer trabalhos, fazer citações em artigos ou uma infinidade de outras possibilidades.

Como já foi dito, uma das possibilidades é usar páginas da internet para fazer citações de textos e artigos publicados na rede. Um tipo de citação muito utilizada é a citação direta, que é aquela em que parte do texto é copiada na íntegra, citando, claro, o autor do texto.

Neste casos, é possível que o texto copiado da internet e colado no documento do Word mantenha a formatação que ele possuía quando era exibido no site. Ou seja, cores, tamanho e estilos são importados para o Word, fazendo com que o texto fique uma verdadeira bagunça, com um trecho com um tipo de formatação e o outro com outro aspecto. E em alguns casos, por mais que tentemos refazer a formatação, sempre fica algo que não conseguimos corrigir.

o Word possui um recurso muito fácil de usar e acaba com o problema de textos copiados de sites que vêm com a formatação usada no site. Esse recurso pode ser acessado através do menu de contexto do Word. Para usá-lo faça o seguinte:

1. Selecione o trecho do texto que deverá perder a formatação
2. Clique sobre o texto selecionado com o botão direito do mouse, selecione a opção “estilos” e em seguida clique em “Limpar Formatação”.

Tela de opções do Word

Feito isso, a parte do texto selecionada perderá toda a formatação que possuia, ou seja, ficará somente o texto, exibido no tamanho e fonte selecionado como padrão para o Word. Se depois disso ele ainda possuir formatação originária da página de onde foi copiado, uma dica é usar o bloco de notas para limpar a formatação. Faça o seguinte: copie o texto, cole no bloco de notas, em seguida copie do bloco de notas e cole no Word. Dessa maneira o texto também perderá sua formatação, pois o bloco de notas só trabalha com texto simples.

Compartilhe: