Limite do cartão de crédito não volta depois de pagar fatura

Publicado em

O valor da fatura paga não volta imediatamente como limite para o cartão de crédito

Apesar de estarem presentes nas bolsas e carteiras de grande parte da população já há bastante tempo, os cartões de crédito ainda causam muitas sobre principalmente sobre sua utilização ou funcionamento. Um dos pontos que mais deixa os utilizadores em dúvida é o funcionamento do sistema de limite. É comum encontrar pessoas que não entendem o que significa limite do cartão de crédito, nem como funciona o processo de utilização e liberação de limite, pior ainda quando as compras são parceladas em diversas vezes. Muitos consumidores são surpreendidos quando, ao tentarem fazer uma compra com cartão, tem sua solicitação negada pela administradora do cartão devido à falta de limite disponível.

A administradora de cartões pode não autorizar a compra por diversos motivos, seja vencimento do cartão, problemas com o cadastro ou substituição por outro cartão que ainda não chegou, além de diversos outros possíveis. Contudo, normalmente a operadora não autoriza a compra pelo fato de não haver limite para isso. E em muitos casos isso acontece porque o limite ainda não voltou após o pagamento da fatura ter sido feito.

Muitos donos de cartão de crédito acreditam que imediatamente após pagar a fatura do cartão, o valor referente a ela volta a estar disponível como limite. No entanto, não é bem assim que acontece. Geralmente o processo de retorno do crédito que estava na última fatura demora de vinte e quatro a quarenta e oito horas para acontecer. Por exemplo:

Imaginemos que não há mais limite disponível no seu cartão, e que no dia 10 do mês você pagou uma fatura no valor de R$ 1500, 00. Esses mil e quinhentos reais provavelmente só irão estar liberados no seu cartão para serem utilzados em compras por volta do dia 11 ou 12.

Ou seja, depois de pagar a fatura, seu limite só voltará depois de um ou dois dias. Por esse motivo, geralmente, se você pagar a fatura pela manhã, e tentar fazer uma compra a tarde, provavelmente não irá conseguir, pois o valor da fatura paga ainda não foi restituído no limite do cartão, por exemplo.

Sendo assim, não precisa entrar em pânico nem ligar para a administradora para fazer reclamações, basta esperar um pouco que logo seu limite estará disponível.



Comentários
  1. Patricia

    Bem útil, já estava ficando preocupada :)

Comentar