Liderança democrática, autocrática e liberal

Publicado em 11 julho, 2014 / Atualizado em 6 de outubro de 2014

Cada estilo de liderança é mais adequado para determinada situação, sendo eles a liderança autocrática, democrática e liberal

Liderar significa motivar e influenciar o grupo a agir de determinada maneira em busca dos objetivos organizacionais. Um líder deve saber conduzir seu grupo de trabalho em direção aos objetivos da organização e, a depender da situação, também em direção aos objetivos pessoais de cada subordinado.

Em Administração, quando tratamos de liderança, analisamos a atuação do líder sob três perspectivas, a da liderança autocrática, a democrática e a liberal.

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que não existe um estilo de liderança ideal, que deve ser adotado por toda e qualquer empresa. Isso porque cada tipo de empresa ou mesmo de departamento possui características que tornam mais eficiente um ou outro estilo de liderança. Mesmo assim, podemos dizer que atualmente o tipo de liderança mais comum nas organizações é o democrático.

Conheça as principais característica da cada estilo de liderança.

Liderança autocrática

Neste estilo de liderança, o líder é responsável por tomar todas as decisões, há pouca ou nenhuma delegação de responsabilidade. Há forte centralização do poder decisório, sem abertura para participação ou debate com os colaboradores. Em outras palavras, o líder manda e os subordinados devem obedecer.

O líder autocrático é responsável por determinar quais tarefas serão desempenhadas, quem as desempenhará, bem como quem serão os colaboradores que trabalharão juntos em cada atividade. Os elogios e críticas são pessoais e direcionados para cada indivíduo.

Este estilo de liderança geralmente funciona melhor com colaboradores que desempenham atividades rotineiras e pouco inovadoras, como as de chão de fábrica, em ambientes estáveis e com pouca mudança.

As melhores apostilas para concurso público, conheça: Apostilas Opção.

 Liderança democrática

No estilo democrático, o líder não aparece como um ditador, aquele que fala e todos devem obedecer. Na liderança democrática as decisões são discutidas em grupo e orientadas pelo líder, há participação dos subordinados nas discussões e tomadas de decisão.

A delegação de responsabilidades é algo comum na liderança democrática, o que favorece o fortalecimento das relações interpessoais e acaba criando um ambiente de trabalho mais dinâmico e desafiador.

Este estilo de liderança é mais adequado para ambientes instáveis, onde mudanças ocorrem com frequência e obrigam a organização a se adaptar a novas realidades, principalmente pela facilidade de comunicação entre os atores envolvidos.

Limitando-se apenas aos fatos nos elogios e críticas, o líder democrático deixa a cargo do grupo a divisão das tarefas e a escolha dos companheiros de trabalho.

Liderança Liberal

Este estilo de liderança é marcado pela não interferência,  ou interferência mínima, do líder para com o grupo. Todas as decisões ficam a cargo dos integrantes do grupo de trabalho, como divisão do trabalho, objetivos, escolha dos parceiros de trabalho etc. Geralmente o líder só se pronuncia quando solicitado pelo grupo.