Como liberar memória RAM

Publicado em 13 janeiro, 2012 / Atualizado em 24 de maio de 2013

Deixe seu PC mais rápido liberando memória RAM que está "presa"

Por mais memória RAM que um computador possa ter, é bem possível que em alguns momentos ele comece a apresentar lentidão e travamentos exatamente por falta de memória RAM. Isso costuma acontecer porque alguns programas reservam parte da memória quando são iniciados, mas ao serem fechados, parte dessa memória reservada continua “presa” a eles.

Esse problema costuma ocorrer com programas muito pesados ou jogos que rodam quase, ou no máximo, da capacidade do PC. É comum, ao fecharmos um jogo muito pesado, o computador se comportar de maneira instável e com travamentos, mesmo sem nada estar rodando no momento.

Liberando memória para o sistema

Se seu PC está apresentando travamento ou um alto consumo de RAM, experimento o MemoryCleaner. Esse pequeno programa, de apenas 497 KB, pode resolver de vez o problema de consumo indevido de RAM. Lembrando que seu uso não é definitivo. Toda vez que você perceber que seu computador está travando devido à falta de RAM, você deverá executar o MemoryCleaner.

O que ele faz é limpar tudo que está carregado na memória e que não está sendo mais utilizado, deixando apenas o que é necessário no momento, e com isso liberar memória RAM para o sistema. Também é feita uma limpeza no cache do sistema, a fim de apagar dados inúteis.

Mas é bom deixar claro que ele não faz milagre. Se seu PC tem pouca RAM, ele não irá aumentá-la. Nem irá deixar seu computador mais rápido do nada, ou seja, sem que seu computador esteja realmente com algum problema a ser corrigido. No entanto, se você estiver sofrendo com consumo indevido de RAM, o MemoryCleaner será a solução.

  • Nome: MemoryCleaner
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Koshy John
  • Tamanho: 496 KB
  • Sistema: Windows 7/Vista/XP/2003/2008
MemoryCleaner

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.