Ler edital para concurso pode garantir vaga

Publicado em 18 fevereiro, 2013 / Atualizado em 7 de outubro de 2014

O edital de concursos públicos contém informações importantes e de interesse dos candidatos à vaga

Quando se fala em preparação para concurso público, logo se pensa nos materiais de estudo, como livros e apostilas, por exemplo. Claro que eles são importantes e devem ser alvos de atenção desde o primeiro momento em que se decide prestar concurso público.

Contudo, há outro elemento também bastante importante que muitas vezes não recebe nenhuma ou pouca atenção, o edital dos concursos públicos.

Antes mesmo de pagar a inscrição, o candidato deve ler cuidadosamente o edital para ter conhecimento sobre as regras que regem o concurso do qual ele irá participar. Por esse motivo é que antes mesmo de as inscrições serem abertas a instituição que aplicará as provas já libera o edital, para que os candidatos tomem conhecimento dos detalhes do certame.

[related_posts]

Se inscrever num concurso sem ler o edital e atentar para alguns detalhes que constam nele, como requisitos para ingressar no cargo, por exemplo, pode fazer com que um candidato que mesmo aprovado na prova não possa tomar posse do cargo exatamente por não atender algum requisito. Nessa situação hipotética, tudo isso poderia ser evitado se o candidato lê-se com cuidado as informações do edital.

As melhores apostilas para concurso público, conheça: Apostilas Opção.

O que procurar no edital:

  1. Local de prova (endereço, andar, sala etc.)
  2. Valor da inscrição
  3. Data limite para inscrição
  4. Se a vaga é efetiva ou para cadastro de reserva
  5. Horário de abertura e fechamento dos portões
  6. Objetos de porte proibido no local de prova
  7. Tempo de duração da prova
  8. Critérios de desempate
  9. Sistema de pontuação das questões
  10. Requisitos para ingressar no cargo
  11. Detalhes e atribuições do cargo
  12. Salário e bonificações
  13. Disciplinas, temas ou assuntos que serão cobrados na prova
  14. Carga horária de trabalho semanal

Essas são algumas informações importantes presentes em todo edital de concurso e que devem ser de conhecimento do candidato à vaga. Existem diversas outras mais específicas e também importantes que podem ser encontradas nas páginas dos editais.