Informações sobre lentes de contato

Publicado em 16 novembro, 2012 / Atualizado em 27 de fevereiro de 2013

As lentes de contato além de corrigirem problemas de visão podem ser usadas como acessório de beleza

As lentes de contato são utilizadas por pessoas de todas as idades, seja para a correção de problemas de visão ou por finalidades estéticas, sendo, neste caso, normalmente utilizadas por pessoas que desejam mudar a cor dos seus olhos. O criador das lentes de contato foi o químico tcheco Otto Wichterle, e hoje pode ser encontrada em diversos países do mundo.

Algumas pessoas, por motivos estéticos, preferem usar lentes de contato em vez de óculos, por ahá-los feios ou fora de moda. Mas cabe lembrar que quem deve dizer o que é melhor para cada caso é o oftalmologista, o profissional da área médica destinada ao estudo e tratamento de problemas de visão. Por esse motivo, não é seguro seguir as recomendações de amigos, conhecidos ou vizinhos, pois você poderá estar colocando em risco a saúde dos seus olhos.

Olho com lente de contato
Imagem: morgueFile.com

A lente de contato é uma lente oftálmica hidrofílica, ou seja, que absorve água. Ela é posicionada sobre a córnea de forma a alcançar e corrigir todo o campo de visão. Diferentemente do que acontece com os óculos, onde o campo de visão não é totalmente alcançado por ele, já que é possível ver por baixo, por cima ou pelas laterais.

As lentes podem ser gelatinosas ou rígidas. As gelatinosas normalmente são mais baratas e indicadas para quem ainda está em fase de adaptação, isso se deve ao fato de ela ser mais confortável do que as lentes rígidas. Ainda falando das lentes gelatinosas, estas podem ser do tipo descartável ou de uso prolongado.

O grau das lentes de contato não é mesmo dos óculos, uma vez que a distancia entre os olhos é bastante diferente quando comparamos uma lente de contato com os óculos. Por esse motivo, a distância que a lente (de contato ou do óculos) ficará da superfície ocular é um determinante na escolha do grau adequado da lente.

[related_posts]

Um aspecto importante das lentes de contatos é a sua curvatura, cada pessoa possui uma curvatura própria da córnea, o que faz com que cada lente seja específica para um determinado paciente. Através da análise da curvatura da córnea, é possível determinar se uma pessoa pode ou não usar lentes, haja vista que em alguns casos, a lente não consegue ter a mesma curvatura da córnea.

Antes de pensar em utilizar uma lente de contato, é bom ter em mente que nem todas as pessoas estão aptas a utilizá-las, quem irá determinar se pode ou não, ou o tipo de lente a utilizar, é o oftalmologista. Jamais utilize lentes de outras pessoas ou lentes que não foram prescritas para você, pois o uso indevido de lentes poderá acarretar problemas sérios nos olhos. Na dúvida, procure um médico.