Impressoras Wi-Fi, o que é e como funcionam

Publicado em 12 janeiro, 2016 / Atualizado em 14 de janeiro de 2016

Como pontos positivos da impressora Wi-Fi temos a facilidade de conexão de vários dispositivos ao mesmo tempo e a liberdade de não estar preso a cabos

As impressoras são equipamentos indispensáveis em empresas, órgãos públicos e até mesmo em residências, pois é comum surgir a necessidade de imprimir um texto, trabalho da faculdade, relatórios, documentos etc.

Originalmente, as impressoras e multifuncionais para uso domésticas foram projetadas para serem ligadas diretamente a um computador ou notebook, principalmente através de cabos USB.

Como é possível que em uma residência existam mais de um computador, para facilitar a impressão e evitar transtornos com a troca de cabos entre um computado e outro, é possível utilizar a impressora através de uma rede doméstica, onde todos os computadores conectados podem mandar as impressões.

Apesar de ser uma solução para o caso, ainda não é a ideal, pois a criação e manutenção de uma rede, mesmo que seja doméstica, exige conhecimento técnico ou mesmo gasto com a contratação de um profissional para resolver problemas.

Outro ponto que deixa em desvantagem a utilização de redes comuns, com cabos, para compartilhamento de impressoras é que cada vez mais notebooks estão sendo utilizados em substituição aos computadores desktops, ou de mesa. E utilizar um cabo de rede em um notebook tira completamente a mobilidade do aparelho.

Como solução, foram criadas as impressoras Wi-Fi, impressoras wireless ou mesmo impressoras sem fio.

Impressora Wi-Fi
Apesar de possuírem recursos extras que facilitam sua utilização, as impressoras Wi-Fi estão com preços cada vez mais acessíveis devido à sua popularização.

O QUE É IMPRESSORA WI-FI?

Antes de tudo, vamos explicar que Wi-Fi é um padrão de comunicação baseada na tecnologia IEEE 802.11, operando em frequências que não precisam de licença para operar, por esse motivo todo mundo pode ter uma rede Wi-Fi em casa.

Uma impressora Wi-Fi nada mais é do que uma impressora que em vez de utilizar um cabo para se ligar a um computador ou uma rede, faz essa conexão através de uma rede sem fio. Ou seja, de maneira semelhante a um roteador wireless (sem fio, em inglês), a impressora emite seu sinal sem fio para que seja possível estabelecer uma conexão e em seguida enviar uma impressão.

[related_posts]

VANTAGENS DA IMPRESSORA SEM FIO

  • O fato de não exigir a conexão física do cabo de dados, geralmente um cabo USB, com o equipamento que enviará a impressão, faz da impressora Wi-Fi mais adequada para o dia-a-dia. contemporâneo.
  • Não é preciso estar em frente a impressora para fazer impressões.
  • Facilita a configuração da rede, uma vez que não é necessário a utilização de outros equipamentos como HUB ou roteador.
  • Diminui os gastos com a criação da rede, que a depender do tamanho exige a perfuração de paredes, instalação de condutores e fixadores, por exemplo.
  • Não polui o ambiente com vários cabos espalhados.
  • Aumenta a confiabilidade, pois o sinal wireless não corre o risco de sofrer alguns danos físicos que comprometam a comunicação, como amassos e pequenos cortes.
  • A maioria das impressoras wireless possibilitam que a impressão seja enviadas de diversos equipamentos, como computadores, notebooks, tablets e telefones celulares que possuam acesso à redes Wi-Fi, a exemplos dos smartphones.

Como é feita a configuração destas impressoras

A configuração de cada impressora segue os padrões de seu modelo e fabricante, por esse motivo não é possível mostrar um passo a passo de como configurá-las. Contudo, todas elas além de virem com o manual de instruções ensinando como operá-las, também são acompanhadas de CDs de instalação cujos assistentes já automatizam grande parte das configurações.