Impressora ou dispositivo USB não reconhecido: soluções

Publicado em 10 janeiro, 2013 / Atualizado em 13 de janeiro de 2016

Dicas para resolver erros como "Impressora não reconhecida" ou "Dispositivo USB não foi reconhecido"

Os equipamentos de informática, sejam periféricos ou até mesmo componentes de hardware, podem apresentar problemas de mau funcionamento mesmo estando em perfeitas condições, ou seja, sem nenhum tipo de defeito.

Isso pode acontecer porque a ligação deles com outras partes do computador podem estar sendo prejudicadas por sujeira ou defeito em cabos e conectores, impossibilitando ou limitando o funcionamento do equipamento.

As impressora é um dos periféricos que mais apresentam problemas. Um dos erros mais comuns de acontecerem com as impressoras é o de “Impressora não reconhecida”. Esse erro acontece quando o PC não reconhece a impressora que foi conectada à ele, e isso faz com que não seja possível fazer uma impressão.

Cabo USB de impressoraExistem diversos possíveis problemas que fazem com que aconteça o erro de “Impressora não reconhecida” ou “Dispositivo USB não foi reconhecido“, o que faz necessário que diversas coisas sejam verificadas tanto no computador quanto na impressora a fim de descobrir o que está causando este não reconhecimento da impressora.

Como não é possível determinar, com certeza, o que pode estar causando este problema em cada caso específico, vamos listar algumas possibilidades abaixo, cabendo a você verificar se é alguma delas que está causando esse erro em sua impressora.

Causas e soluções para o erro

1. Cabo USB com problemas – É possível que o fio condutor se parta internamente. Como ele está protegido pela cobertura isolante, não é possível saber se ele partiu ou não.
Solução: troque por outro cabo USB. Mas antes, se possível, teste o cabo em outra impressora.

2. Cabo com padrão diferente – Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, os cabos USB usados nas impressoras possuem padrões de velocidades diferentes. Por exemplo, a HP recomenda que sejam usados em suas impressoras cabos USB 2.0 High Speed, e não o cabo 2.0 comum.
Solução: verifique o padrão de cabo recomendado pelo fabricante da impressora e se o cabo que está sendo utilizado segue esse padrão.

3. Problemas nas entradas USB – Tanto a entrada USB do computador quanto da impressora pode estar apresentando problemas de conexão.
Solução: Conecte o cabo USB em outra entrada do computador. No caso da entrada da impressora, para verificar se há problema, teste o cabo em outra impressora para ver se ela funciona corretamente. Se positivo, a entrada da impressora está com problema.

4. Problemas com o driver – O driver da impressora pode estar corrompido, desatualizado ou ser de outro modelo de impressora. Dessa maneira, a impressora não será reconhecida ou não funcionará direito.
Solução: Atualize o driver já instalado no computador. Se não funcionar, desinstale e instale novamente o driver certo da impressora. O ideal é visitar o site do fabricante e baixar o drive atualizado, se tiver havido atualização.

5. Sujeira nos conectores – Sujeiras, como poeira, por exemplo, podem dificultar a comunicação entre o computador e a impressora.
Solução: Limpe os conectores do cabo USB e a entrada do computador e da impressora.

Essa foram possíveis causas e soluções de problemas na comunicação entre computador e impressora. Esperamos que sejam úteis no seu caso.