Impressora não é reconhecida pelo computador, como resolver

Publicado em 13 janeiro, 2016 / Atualizado em 17 de janeiro de 2016

Problemas com compatibilidade, conexões e mesmo com drivers podem fazer com que o computador não reconheça a impressora.

Os computadores estão cada mais facilitando a vida dos usuários quando o assunto é conectividade com outros computadores, periféricos e outros equipamentos.

As impressoras, por exemplo, em sua maioria são reconhecidas automaticamente quando conectadas ao computador, facilitando o trabalhando pois não se perde tempo fazendo a instalação de drives ou programas.

Contudo, infelizmente, as coisas podem não acontecer automaticamente, trazendo alguns contratempos para o usuário como, por exemplo, o famoso problema da impressora que não é reconhecida pelo Windows ou qualquer outro sistema operacional que esteja rodando no computador.

O primeiro passo é ter calma e não entrar em desespero, pois esse tipo de problema costuma ser fácil de resolver.

Como são diversas as causas que podem levar o computador a não reconhecer a impressora, o ideal é investigar cada possibilidade até que o problema seja solucionado. Confira abaixo algumas dicas que poderão ajudá-lo a fazer com que a impressora seja reconhecida pelo computador.

FAZENDO A IMPRESSORA SER RECONHECIDA

1. Parte física

O ideal é começar pela parte física. Então vamos conferir a conexão do cabo USB para nos certificarmos de que o problema possivelmente é em outro lugar.

a) Desconecte o cabo tanto da impressora quanto do computador e confira seu aspecto físico, se está amassado, quebrado, cortado ou apresentando algum sinal de dano.

b) Ainda com relação ao cabo USB, é importante saber que existem diversas versões de tecnologias empregadas neles, o que pode fazer com que cabos de versões anteriores não funcionem em equipamentos mais modernos.

Sem falar nas versões mais antigas, temos USB 1.0 até a sua versão mais recente, a 3.1. Se o cabo que você esteja utilizando for muito antigo, pode estar dificultando a comunicação com a impressora. Nesse caso, compre um cabo novo, versão 2.0 em diante.

c) Ainda com relação à parte física, mesmo que seja mais incomum de acontecer, verifica as portas de entrada USB tanto da impressora quanto computador, pois elas podem estar com problemas. Se possível, conecte o cabo a outra porta USB do computador.

d) Mesmo que não seja tão comum de acontecer, poeira ou outro tipo de sujeira pode interferir na comunicação. Então, veja se é necessário fazer uma limpeza nos conectores e nas portas USB.

Portas USB
Uma das maneiras de solucionar o problema de impressora não reconhecida é testar todas as portas USB do computador.

2. Parte lógica

Se estiver tudo certo com a parte física, o próximo passo é partir para a parte lógica, que diz respeito principalmente à instalação e atualização dos drivers. Conheça a diferença entre driver e drive.

Como falado no início do texto, o Windows instala automaticamente grande parte dos drivers necessários para as impressoras funcionarem, mas por se tratarem de drivers genéricos, em alguns casos é necessário instalar o driver específico para a impressora ou multifuncional em questão, principalmente para melhorar a qualidade de impressão e evitar o aparecimento de caracteres estranhos.

Nesses casos, faça o seguinte:

a) Faça a instalação dos drivers a partir do CD que acompanha a impressora. OBS.: Na maioria dos casos é possível selecionar a instalação apenas dos drivers, deixando de lado os programas também contidos no CD, que muitas vezes só servem para sobrecarregar a memória do computador.

b) Se não tiver o CD de instalação, visite o site do fabricante e faça o download e em seguida a instalação. Todo fabricante mantêm em seu site uma seção para download de drivers.

c) Se o driver já estiver instalado no PC ou tenha sido instalado pelo CD, vá até o site do fabricante e verifique se existe atualização para ele. Muitas atualizações corrigem erros encontrados posteriormente ao lançamento dos drivers.

d) Caso algum assistente em desuso, seja da impressora atual ou mesmo de outra ainda esteja instalado no computador, ele pode causar conflitos ou causar erros na comunicação com a nova impressora. Nesse caso, é recomendável desinstalá-lo.

e) Persistindo o erro mesmo após a instalação ou atualização do driver, reinicie o computador, pois o driver problemático pode ter ficado carregado na memória. Desligar e ligar a impressora também é recomendável.