Ideias produtivas para acabar com o tédio

Publicado em 28 setembro, 2015

Está se sentindo entediado? Confira ideias de coisas a fazer para afastar o tédio e tornar seu dia mais animado

O tédio é um sentimento humano bastante comum, podendo afetar qualquer pessoa, independentemente de idade ou classe social.

Geralmente o tédio é caracterizado por falta de empenho, estímulo, iniciativa. De maneira geral a pessoa que está entediada fica desaminada, sem vontade de fazer nada. É comum ouvir de uma pessoa entediada frases do tipo “não tenho nada para fazer”, “que dia chato e desanimado”.

Em um primeiro momento, podemos considerar o tédio algo muito ruim e que atrapalha a vida das pessoas. Contudo, pesquisa recente realizada na Universidade de Central Lancashire, na Grã-Bretanha, revelou que o tédio pode ter um lado positivo, o de estimular a criatividade e a curiosidade, uma vez que a pessoa entediada busca o tempo todo alternativas para sair daquela situação.

Saber o que está fazendo uma pessoa ficar entediada ou mesmo como tirá-la dessa situação não é uma tarefa simples, haja vista a complexidade e diversidade de fatores estimulantes e desestimulantes que afetam individualmente cada ser humano.

Como não há como saber como acabar com o tédio de um ou outro indivíduo, listamos abaixo dicas que com certeza poderão ajudá-lo de alguma maneira a se livrar do tédio.

ATIVIDADES PARA ACABAR COM O TÉDIO

Criança entediada

Começar um curso

Manter a mente ocupada com estudos é uma maneira de afastar o tédio, principalmente quando se trata de um curso na área de interesse do indivíduo. Contudo, é importante ter em mente que fazer um curso apenas por fazer pode ter o efeito contrário. Por esse motivo, faça cursos em sua área, e que de preferência trará benefícios ou realizações futuras. Exemplos de cursos: cursos profissionalizantes, graduação e especializações, cursos para concursos, cursos de artesanato etc. Para cursos online, conheça o Cursos 24 Horas.

Abrir próprio negocio

Quem fica entediado geralmente não gosta de ficar parado. Neste sentido, abrir um novo negócio pode ser a saída para canalizar toda essa energia mental. Quando falamos em abrir um negócio não estamos falando necessariamente de uma empresa, com funcionários etc. Pode ser qualquer atividade que lhe dará renda. Por exemplo: fazer salgados por encomenda, trabalhar com programas de afiliados na internet, abrir uma “xerox” na garagem de casa, fazer manutenção em computadores, corrigir trabalhos acadêmicos etc.

Comece uma atividade física

Muitas vezes quando o corpo não vai bem a mente também não vai. Atividades físicas tem como benefícios também a melhora do humor, da concentração, da determinação e ousadia. Além da atividade física em si, o próprio relacionamento com os colegas de academia pode ser a chave para acabar com o tédio em sua vida.

Escreva em um blog

Muitas pessoas ficam entediadas por se sentirem sozinhas, sem amigos para conversar ou por se sentirem diferentes e mal compreendidas. Para essas pessoas um blog pode ser a saída para acabar com o tédio e passar a direcionar seus pensamento numa direção. Ao escrever um blog é possível se conectar com pessoas com pensamentos semelhantes, trocar experiências e informações e também pode funcionar como próprio negócio, já que é possível trabalhar com publicidade online em suas páginas. Para hospedagem de blogs, recomendamos a Hostgator.