Hotel e pousada, diferenças e outros tipos de hospedagem

Publicado em

Conheça os tipos de hospedagem existentes, suas características e diferenças

Quando se programa uma viagem, o tipo de hospedagem geralmente está relacionado com o destino escolhido, seja pelas instalações da mesma, seja pela disponibilidade ou pelo preço, e em alguns casos está relacionada com o objetivo da viagem, se é de trabalho, de férias, de lua de mel ou simplesmente um passeio de feriado.

Sendo assim, a escolha do tipo de hospedagem é importante para que seja possível se beneficiar de tudo que a viagem tem a oferecer. Por exemplo, viajar até o litoral e ficar num hotel que fica a quilômetros da praia não é muito interessante. Melhor seria uma pousada ou hotel que ficasse próximo às praias, de preferência de frente para o mar.

Além da localização da hospedagem, é importante escolher o tipo mais indicado para eu gosto ou necessidade. Ou seja, quem prefere serviços mais personalizados e profissionais geralmente escolhem os hotéis. Já quem prefere um ambiente mais caseiro e popular costuma optar por uma pousada. Não é regra o hotel ser mais privativo e sofisticado e a pousada ser mais simples e popular, contudo, é assim que costuma ser a maioria dos estabelecimentos.

Para facilitar a distinção entre os diversos tipos de hospedagem, o Ministério do Turismo atualizou as definições de cada um deles, facilitando assim entender quais as diferenças entre hotel e pousada e ouros tipos de hospedagem existentes.

Confira abaixo a definição dada para cada tipo de hospedagem. Lembrando que essa é a definição oficial, dada pelo Ministério do Turismo

Tipos de hospedagem

Hotel: Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária.

Pousada: Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs.

Resort: Hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento.

Hotel fazenda: Localizado em ambiente rural, dotado de exploração agropecuária, que ofereça entretenimento e vivência do campo.

Comida e café: Hospedagem em residência com no máximo três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza, na qual o possuidor do estabelecimento resida.

Hotel Histórico: Instalado em edificação preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de importância reconhecida. Entende-se como fatos histórico-culturais aqueles tidos como relevantes pela memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

Flat / Apart-Hotel: Constituído por unidades habitacionais que disponham de dormitório, banheiro, sala e cozinha equipada, em edifício com administração e comercialização integradas, que possua serviço de recepção, limpeza e arrumação.

Essa é a definição legal para cada tipo de hospedagem. No entanto, antes de contratar um hotel, pousada ou qualquer outra hospedagem, é recomendável consultar as normas de funcionamento de cada estabelecimento, os serviços oferecidos, política de check-in, check-out, early check-in e late check-out, preços e garantia de disponibilidade. Outra dica importante é pesquisar entre amigos e na própria internet por opiniões de pessoas que já se hospedaram no estabelecimento escolhido. Com isso, além de poder evitar possíveis transtornos, é possível escolher aquele que mais se adéqua às suas necessidades.