HD SSD não devem passar por desfragmentação

Publicado em 21 novembro, 2011 / Atualizado em 26 de novembro de 2013

Os HDs SSD não possuem disco magnéticos, por isso não necessitam de desfragmentação

A desfragmentação de discos é um processo que acompanha o Windows há muitas versões e faz parte da rotina de manutenção de muitos proprietários de computador, notebooks, netbooks etc. Realmente, até algum tempo atrás, qualquer disco rígido deveria ser desfragmentado, a fim de melhorar a escrita e leitura de dados, o que deixaria o computador mais rápido.

No entanto, já há alguns anos, uma nova tecnologia está sendo empregada na fabricação de HDs, sobretudo em equipamentos portáteis como netbooks, notebook, tablets, smartphones e HDs externos. Essa tecnologia é chamada de SSD (solid-state drive), ou unidade de estado sólido, em português, e ao contrário dos HDs comuns, não utiliza discos magnéticos, mas sim circuitos integrados.

Os HDs que não são SSD devem ser desfragmentados porque o processo de desfragmentação aloca os arquivos de maneira sequencial, fazendo com que o braço que suporta a cabeça de leitura não tenha que ficar indo e voltando na superfície de leitura do disco para buscar os fragmentos dos arquivos.

Como os discos rígidos SSD não possuem discos magnéticos e, portanto não possuem partes mecânicas (braço da cabeça de leitura), não há necessidade de fazer a desfragmentação.

HD de disco magnético
HD de disco magnético

Isso acontece porque a leitura e gravação dos dados nos SSDs são feita eletronicamente, ela ocorre quase instantaneamente em qualquer cluster de armazenamento, enquanto que nos demais HDs pode ocorrer no centro ou na extremidade do disco.

No entanto, não se deve desfragmentar um HD SDD não apenas por não ser necessário, mas principalmente porque a desfragmentação pode prejudicá-lo. Porque o processo de desfragmentação faz uso excessivo do HD, escrevendo e lendo dados nos clusters, e a utilização é o principal fator de desgaste do HD.

Então fica a dica, se seu notebook ou qualquer outro aparelho usa HD SSD, esqueça a desfragmentação, pois ele não precisa e nem deve ser desfragmentado. Se você não sabe qual o tipo de HD que seu notebook possui, instale um software de diagnóstico de hardware de notebook. Ele lhe informará diversas informações técnicas sobre seu aparelho, inclusive o tipo de HD instalado.