Habilitação para dirigir em outro país

Publicado em 29 novembro, 2011 / Atualizado em 7 de junho de 2013

Conheça o documento necessário para dirigir em outro país

Com a facilidade que há hoje em dia para a realização de viagens internacionais, seja para turismo, estudo ou trabalho, é cada vez maior onúmero de brasileiros que saem do país com destino à diversas nações do mundo, seja com o intuito de retornar brevemente ou passar a residir em tais países. E uma vez estando nesses países, pode haver a necessidade de dirigir um veículo, seja motocicleta, carro de passeio, utilitário ou qualquer outro, o que pode deixar muitos brasileiros confusos, em dúvida se podem ou não dirigir portando sua habilitação nacional, ou se devem tirar uma nova carteira de habilitação no país onde estão.

Para poder dirigir em outro país, sem a necessidade de se tornar cidadão e tirar uma habilitação, é necessário dirigir-se ao um posto do DETRAN e solicitar a PID – Permissão Internacional Para Dirigir. Com essa permissão, você poderá dirigir em qualquer um dos países signatários da Convenção de Viena.

Para solicitar a Permissão Internacional Para Dirigir, o único requisito é já ter a CNH (Carteira Nacional de habilitação). Lembrando que só é válida a CNH que possui foto. Se você deseja tirar a PID, e possui somente a habilitação antiga, sem foto, deverá tirar uma segundo via para o novo modelo, com foto.

Motorista dirigindo
Imagem ©: morgueFile.com

Para solicitar sua PID, basta dirigir-se a um posto de atendimento do DETRAN. O DETRAN de alguns estados oferece a possibilidade de fazer um pré-cadastro pela internet, o que já agiliza parte do processo de emissão da PID. Por isso, antes de ir ao DETRAN, confira se no site do seu estado existe a possibilidade de fazer o pré-cadastro.

A PID, ao ser emitida, terá o mesmo prazo de validade da CNH. Para informações sobre documentação necessária, recomendamos procurar um posto do DETRAN.

Confira abaixo a lista de países que atualmente aceitam a PID – Permissão Internacional Para Dirigir:

África do Sul, Albânia, Alemanha, Angola, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaidjão, Bahamas, Barein, Belarus (Bielo-Rússia), Bélgica, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Cabo Verde, Cazaquistão, Chile, Cingapura, Colômbia, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia, Cuba, Dinamarca, El Salvador, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estados Unidos, Estônia, Federação Russa, Filipinas, Finlândia, França, Gabão, Gana, Geórgia, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Holanda, Honduras, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Kuweit, Letônia, Líbia, Lituânia, Luxemburgo, Macedônia, Marrocos, México, Moldávia, Mônaco, Mongólia, Namíbia, Nicarágua, Níger, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), República Centro – Africana, República Democrática do Congo, República Checa, República Dominicana, Romênia, San Marino, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Senegal, Sérvia e Montenegro, Suécia, Suíça, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão, Venezuela e Zimbábue.