Guia travada? Como fechar guia bloqueada no Chrome

Publicado em 26 novembro, 2015

Erros de processamento ou mesmo publicidade podem travar e evitar o fechamento de guias no Chrome, veja como resolver

Por mais que os navegadores tenham evoluído e estejam hoje muito mais seguros, rápidos e inteligentes, inevitavelmente problemas poderão ocorrer, principalmente pelo fato de os navegadores interpretarem o que encontram nos códigos-fonte das páginas na internet.

Ou seja, por mais que os navegadores estejam cada vez mais eficientes, se ao entrar numa página eles encontrarem códigos e elementos extremamente pesados, a “obrigação” deles é tentar executá-los.

Muitos desses elementos chegam a travam a guia ou até mesmo todo o navegador, causando lentidão ou mesmo obrigando seu fechamento. Em muitos casos, tais elementos são importantes para o visitante, e em outros são peças publicidade e outras aplicações.

Atualmente existe um tipo de publicidade extremamente agressiva, que tenta obrigar o visitante a instalar algum plugin, baixar programas ou realizar alguma atividade, e não permite o fechamento da guia ou mesmo que se saia da página enquanto a ação solicitada não seja realizada.

Como fechar guias travadas ou bloqueadas

Se você utiliza o navegador Chrome, e frequentemente é incomodado com guias travadas ou bloqueadas por publicidade, saiba que é há uma maneira de fechar essa guia.

O navegador Chrome possui um recurso que facilita o encerramento de uma guia específica, que é o de criar um processo para cada guia aberta, isso possibilita o encerramento e uma guia específica através do encerramento de seu respectivo processo.

Confira o passo a passo:

Processos rodando

  1. Clique no botão “Personalizar e controlar o Google Chrome”.
  2. Selecione “mais ferramentas” e em seguida “Gerenciador de tarefas”.

Na janela que se abrirá serão listadas as extensões que estão rodando, plugins, processos internos do navegador e as abas ou guias abertas naquele momento.

3. Para fechar a guia travada ou bloqueada, localize-a na lista através do título da mesma e em seguida clique em “Encerrar processo”.

Depois de encerrar o processo, a guia não será fechada automaticamente. Ele continuará aberta, contudo, sem nenhum conteúdo, como se estivesse “inativa”. Agora basta fechá-la normalmente.

Tenha cuidado

Ao encerrar um processo, todo os dados carregados serão perdidos. Por esse motivo, tenha cuidado para não acabar fechamento outra guia ou mesmo encerrando o processo principal do navegador, o que fará com que ele seja completamente encerrado e tudo que estiver carregado perdido.