Gravar vários arquivos ISO e crie disco multiboot em USB ou CD/DVD

Publicado em 7 agosto, 2012

Grave diversas ISO num mesmo CD, DVD ou pendrive e crie discos multiboot

O formato de imagem de CD ISO é o padrão adotado por praticamente todos os sistemas operacionais e programas que executam através de CDs. Esse padrão pode ser utilizado para a criação de Lives Cds (para aplicações que rodam direto do CD), CDs de boot (utilizados em casos que o sistema não se inicia pelo HD) e instaladores de programas.

Até então, cada CD ou DVD suportava apenas uma imagem ISO, ou seja, apenas uma aplicação, independente do seu tamanho. O que fazia com que técnicos de informática, ou mesmo usuários domésticos fossem obrigados a gravar vários CDs, para os diferentes aplicativos contidos em imagens ISO.

Acontece que muitos programas, principalmente ferramentas para manutenção de computadores, são pequenos, ou seja, não ocupam um CD ou DVD inteiro. Dessa maneira, gravar um programa de 100 MB num DVD de 4 GB é um desperdício de espaço e de disco, por exemplo. Para esses casos, o interessante seria gravar diversas imagens ISO num só dispositivo, seja ele um CD, DVD ou pendrive. Com isso, seria possível ter em mãos todas as ferramentas que pudessem ser necessárias.

Tela do XBootO programa Xboot veio para mudar essa situação. Com ele é possível gravar várias imagens ISO em um só CD, DVD ou pendrive. É como se ele criasse um ISO contendo diversas outras imagens dentro dele. Isso é excelente para quem deseja criar um disco completo de manutenção, por exemplo, onde podem ser instalados sistemas operacionais, programas de diagnósticos, antivírus e demais aplicações que rodem a partir de ISOs.

Para não corre o risco de perder uma mídia com a gravação de imagens com problemas, o Xboot possui um emulador de onde o usuário poderá testar se a compilação da ISO foi bem sucedida. Além disso, o Xboot oferece uma ferramenta de onde é possível fazer o download de diversos programas em formato ISO, todos eles sendo freeware ou open source.

Obs.: É necessário ter instalado no computador o NET Framework

  • Nome: Xboot
  • Licença: Freeware - Grátis
  • Desenvolvedor: Shamurshamur
  • Tamanho: 5,30 MB
  • Sistema: Windows 7/Vista/XP
Xboot

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.