Gordura saturada e insaturada, qual faz mal à saúde

Publicado em

A Gordura saturada e insaturada estão relacionadas com o nível de colesterol no organismo

Quando se fala em alimentação saudável, muita gente já pensa em tirar as gorduras da dieta, sob o argumento de que elas fazem mal à saúde e aumentam o risco de doenças do coração. Essa atitude é errada, pois não são todos os tipos de gordura que trazem malefícios à saúde. Na verdade, há gorduras que não só fazem bem, mas que devem ser consumidas diariamente.

Praticamente todo mundo já ouviu falar nas gorduras saturada e insaturada, esses dois tipos de gordura estão presentes em diversos alimentos consumidos diariamente não apenas no Brasil, mas em diversos países do mundo. Sabendo um pouco sobre as gorduras, é possível evitar a má e, com isso, melhorar a dieta do dia-a-dia, tornando-a mais saudável.

Para saber mais sobre a gordura saturada e insaturada, confira abaixo alguns esclarecimentos sobre cada uma delas.

Gordura saturada - essa é a vilã de qualquer dieta, e seu consumo em excesso deve ser evitado. A gordura saturada contém apenas ácidos graxos saturados, e é encontrada principalmente em alimentos de origem animal ou produtos derivados deles. Naturalmente a gordura saturada encontra-se em estado sólido, ma pode dissolver-se quando submetida a uma temperatura mais elevada.

Ela é encontrada em alimentos como carne de boi ou de porco, gema do ovo, leite integral, linguiça  torresmo, manteiga, queijo e diversos outros de origem animal. Apesar de a gordura saturada ser encontrada quase que predominantemente em alimentos de origem animal, há alguns de origem vegetal que também possui essa gordura, como é o caso do coco.

O consumo de consumo de gordura saturada deve ser moderado devido aos riscos que esta traz à saúde, pois seu consumo faz com que os níveis do chamado “mau colesterol” aumente, aumentando também as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas, infarto e derrame cerebral. O aumento do LDL (mau colesterol) é a principal causa de aterosclerose e isquemias.

Gordura insaturada – ela subdivide-se em gordura monoinsaturada e polinsaturada, é de origem vegetal e traz benefícios à saúde. Ao contrário da saturada, a insaturada diminui o nível de colesterol ruim (LDL) no organismo, e aumenta o do bom colesterol (HDL). Naturalmente, a gordura insaturada encontra-se em estado líquido. Há estudos que confirmam que a gordura insaturada ajuda a manter estável a pressão arterial.

A gordura insaturada pode ser encontrada em alimentos como o abacate, óleo de milho, soja e girassol, azeite de oliva, castanha-do-pará, salmão, dentre outros.


Compartilhe: