Gordura monoinsaturada e gordura poliinsaturada

Publicado em 3 abril, 2012 / Atualizado em 19 de fevereiro de 2013

Conheça os benefícios e alertas no consumo de gordura monoinsaturada e poliinsaturada

Como já foi falado no post sobre gordura saturada e insaturada, as gorduras são ingredientes importantes para uma alimentação saudável, pois é a partir dela que o organismo retira grande parte da energia gasta durante o dia. Um grama de gordura fornece, em média, 9 calorias, mais que o dobro fornecido pelos carboidratos e proteínas. No entanto, as gorduras saturadas devem ser consumidas em poucas quantidades, como já foi visto.

As gorduras insaturadas subdividem-se em dois tipos, a gordura monoinsaturada e a gordura poliinsaturada, diferenciando-se uma da outra, principalmente, por sua estrutura molecular. No entanto, as diferenças entre elas também são consideradas quando o assunto são os benefícios oferecidos ao organismo humano. Mas vale lembrar que ambas fazem bem à saúde.

Gordura poliinsaturada

A gordura poliinsaturada recebe esse nome principalmente por sua estrutura química, que apresenta mais de uma ligação dupla em sua molécula, por isso a denominação “poli”. Ela é rica em ácidos graxos essenciais, o Ômega 3 e Ômega 6, substâncias que não são produzidas pelo organismo, mas devem ser consumidas, tendo que ser obtidas através da alimentação.

[related_posts]

Além disso, a gordura saturada também auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue. O único ponto negativo é que ela reduz tanto o colesterol ruim (LDL) quanto o bom colesterol (HDL), mas isso não é motivo para evitar o consumo de alimentos ricos em gordura poliinsaturada.

A gordura poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos: óleo de soja, girassol, canola, milho; em peixes como o atum, sardinha e em frutos do mar; nozes; sementes de abóbora e linha, dentre outros.

Gordura monoinsaturada

Em sua estrutura, a gordura monoinsaturada se mostra diferente da poliinsaturada, pois apresenta apenas uma ligação dupla em sua molécula. No combate ao colesterol, a gordura monoinsaturada se mostra mais benéfica do que a poli, pelo fato de que ela reduz apenas os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, enquanto estimula o aumento dos níveis do bom colesterol (HDL).

Alimentos que são boa fonte de gordura monoinsaturada são, dentre outros, azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes e óleo de canola. O consumo de gordura monoinsaturada reduz as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.