Glutamina para ganhar massa muscular

Publicado em 22 março, 2012 / Atualizado em 19 de fevereiro de 2013

Mesmo sendo um aminoácido não essencial, o suplemento de glutamina ajuda nos treinos de musculação

Além de uma rotina de treino adequada e de uma dieta saudável, importantes tanto para que os praticantes de musculação, que objetivam o ganho de massa muscular, quanto os atletas em geral, dêem mais importância a substâncias que podem melhorar drasticamente seu desempenho, como é o caso do aminoácido Glutamina.

A glutamina ou L-Glutamina é um aminoácido não essencial, ou seja, ele é produzido no organismo humano. Na verdade, ele é o aminoácido mais abundante no organismo. Muitas pessoas devem estar se perguntando: “Se ele é produzido no organismo, por que tenho que me preocupar com ele?”. É importante preocupar-se com ele, principalmente quem é atleta ou pratica musculação, porque, nestes casos, a demanda por glutamina nos músculos é muito maior do que o corpo é capaz de produzir.

Para uma pessoa normal, que não prática atividades físicas, ou que faz exercícios de baixa intensidade, a quantidade de glutamina produzida pelo corpo pode atender às necessidades diárias. Porém, atletas de alto desempenho e praticantes de musculação exigem muito mais do organismo como um todo, mais precisamente dos músculos, e por isso precisam de mais glutamina.

[related_posts]

Depois de um treino pesado, os níveis de glutamina no corpo caem muito, em média 50%. Para estabilizar esses níveis, o organismo começa a promover o catabolismo muscular (quebra dos músculos), para a partir dessa quebra obter mais glutamina, que é importante não apenas para o crescimento e recuperação muscular, mas, também, para manter o sistema imunológico funcionando perfeitamente.

Dentre outras características, a glutamina é usada como fonte de energia para a formação das células do sistema imunológico, e sua diminuição no organismo pode expor a pessoa a diversos problemas de saúde, sobretudo os causados por agentes externos (vírus, bactérias etc.).

Por esses e outros motivos, se você de deseja ter um bom desempenho em suas atividades físicas ou deseja o ganho de massa muscular com o mínimo possível de catabolismo, consuma suplementos a base de glutamina. Mais uma coisa, a glutamina não engorda, ao contrário do que algumas pessoas pensam. A glutamina pode ser encontradas em suplementos individuais (somente glutamina) ou em outros suplementos, como os hipercalóricos e o whey protein.

Recomenda-se o consumo da glutamina após o treino e antes de dormir.