Glossário de termos de Pesquisa Mercadológica

Publicado em 24 novembro, 2011 / Atualizado em 19 de fevereiro de 2013

Conheça as definições dos principais termos usados em Pesquisa Mercadológica

Glossário

 

Dados primários: são dados que não foram antes coletados, estando ainda em posse das fontes de dados, seja essa o pesquisado, pessoas que tenham informações sobre o pesquisado ou em situações similares.

Dados secundários: são dados anteriormente coletados, seja pelo governo, por instituições não governamentais, publicações ou pela própria empresa. E estão disponíveis para consulta.

Entrevista: é o método em que o questionamento e feito pelo pesquisador diretamente aos pesquisados. Este questionamento pode ser feito pessoalmente ou por telefone, individual ou em grupo.

Índice de resposta: avalia o número de entrevistas e questionários que foram devidamente respondidos, em comparação ao total. Um baixo índice de resposta mostra que os entrevistados não se sentiam motivados a responderem às perguntas, ou não possuíam capacidade para tal. Enquanto o contrário afirma que estes, por motivos diversos, se interessaram em participar da pesquisa.

Instrumento não estruturado não disfarçado: é aquele que apresenta grande flexibilidade tanto a como perguntar quanto a como responder. É caracterizado por deixar claro aos entrevistados que eles estão sendo questionados ou observados.

Métodos da comunicação: diz respeito à maneira com a qual os respondentes serão questionados para a obtenção dos dados. O método da comunicação é definido através da determinação de duas variáveis: estruturação e disfarce. A primeira trata do grau de padronização, enquanto a segunda determinará se o pesquisado saberá ou não que está sendo pesquisado.

Observação direta: é a observação feita simultaneamente com a ocorrência daquilo que está sendo observado. Em outras palavras, esse método observa o comportamento, fato ou ação no exato momento em que ele ocorre.

[related_posts]

Observação não estruturada: é empregada em pesquisas exploratórias, onde o problema e os objetivos ainda não foram efetivamente definidos. Este método é utilizado em pesquisas exploratórias, pois como apresenta grande flexibilidade de obtenção e interpretação de dados, ajuda o pesquisador e sua equipe a terem uma visão mais ampla sobre aquilo é que é alvo da pesquisa.

Observação por instrumentos: é utilizada em substituição da observação humana. Normalmente ela costuma ser utilizada quando se deseja aumentar a precisão dos dados, diminuir custos ou não interferir ou influenciar o comportamento dos pesquisados. Este método pode utilizar equipamentos mecânicos, elétricos ou eletrônicos para fazer a observação.

Pesquisado: são as pessoas que possuem os dados almejados pela pesquisa. Através do pesquisado, os dados podem ser obtidos via declaração oral, escrita ou pela observação de seu comportamento.

Questionário: é o instrumento de coleta de dados em que o pesquisado responde às perguntas sem intermédio do entrevistador. Os questionários podem ser entregues pessoalmente, pelo correio, fax ou colocado à disposição, e em seguida deve ser devolvido, devidamente preenchido pelo pesquisado.

Situações similares: consiste na obtenção de informações através da análise de situações ocorridas anteriormente, seja no própria ambiente da empresa ou no de concorrentes, e que são semelhantes com a situação que está sendo pesquisada. A obtenção das informações pode ser feita através de experimentação, estudo de casos e simulação.