Gerar DARF com código de barras do Carnê-Leão e outros impostos

Publicado em

Através do Sicalc podemos gerar um DARF com código de barras

É obrigado a recolher mensalmente o imposto de renda, através do Carnê-Leão, a pessoa física que receber rendimentos de outra pessoa física e/ou do exterior, que não tenham sido submetidos à tributação na fonte no Brasil.

Neste contexto encaixam-se a maiorias das pessoas que são obrigadas a recolher mensalmente através do Carnê-Leão. No entanto, há outras situações que também exigem o recolhimento mensal, mas esse não é o foco deste post e sim: como gerar DARF com código de barras do Carnê-Leão para o Imposto de Renda.

 

Através do Carnê-Leão podemos gerar o DARF que deve ser pago até o último dia do mês subseqüente ao da ocorrência do fato gerador. Porém, o DARF gerado a partir do Carnê-Leão não possui código de barras, o que, em alguns casos, pode ser um contratempo. Além do mais, para quem faz pagamento em caixas eletrônicos, o DARF com código de barras é bem mais prático, pois não precisamos digitar nenhuma informação.

Mas como gerar o DARF com código de barras?

DARF com código de barras

Para gerar o DARF com código de barras basta utilizar o programa Sicalc, que também é disponibilizado pela Receita Federal.

Quando abrimos o Sicalc, devemos escolher uma dentre duas opções. Devemos escolher a opção 2 (“Preenchimento de DARF pelo próprio contribuinte para as demais receitas não contempladas na opção 1″). Feito isso, clicamos em “Continuar”.

Na tela seguinte devemos digitar algumas informações, sendo elas:

  • Código: 0190 (no caso de Carnê-Leão)
  • MMAA: mês e ano, com dois dígitos cada. Ex.: 0211, para referir-se a 02/2011
  • Vencimento: é calculado automaticamente
  • Valor: insira o valor gerado pelo Carnê-Leão

Depois de digitar os dados, clique em “DARF”. Digite o nome do contribuinte, seu número de telefone e número do CPF.

Pronto! Agora é só imprimir o DARF com código de barras.

Obs.: Se o Sicalc não funcionar no seu computador, há a possibilidade de usar uma versão online do aplicativo. Para isso, acesse o Sicalcweb.

Compartilhe:
  • Nome: Sicalc
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Receita Federal
  • Tamanho: 2.9 MB
  • Sistema: Windows
Task List Guru

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.