Gerador de senhas seguras

Publicado em 22 outubro, 2011 / Atualizado em 3 de janeiro de 2016

Crie senhas complexas e difíceis de serem descobertas

Com a grande quantidade de perigos aos quais nossas informações estão expostas na internet, não podemos descuidar quando o assunto é segurança e privacidade.

Muitas pessoas acreditam que estão seguras apenas mantendo seu antivírus atualizado. Claro que isso é muito importante, porém existem atitudes simples e que reforçam ainda mais a segurança, como a escolha de uma senha forte para e-mail, redes sociais, lojas online etc.

Um erro bastante comum é usar datas de nascimento, número de documentos, endereços e outras informações pessoais como senha, pois essas são as primeiras opções das quais os criminosos se valerão para tentar acessar suas informações pessoais.

Por esse motivo, é importante utilizar senhas que não possuam qualquer relação com suas informações pessoais, que sejam completamente aleatórias, o que dificulta ou impossibilita um “chute certeiro”. Além disso, também é muito importante utilizar uma senha única para cada serviço ou site, pois dessa maneira maneira, caso a senha de uma rede social, por exemplo, seja descoberta, todas as demais estarão em segurança.

A utilização de senhas complexas, utilizando letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais dificulta também que a senha seja descoberta através de programas que utilizam uma técnica chamada de “força bruta”, que é quando um programa de computador ou até mesmo um aplicativo de smartphone automaticamente tentar descobrir uma senha através do método de tentativa e erro. Ou seja, vai “chutando” até conseguir descobrir a senha.

Se você não consegue gerar senhas complexas e seguras, use o gerador abaixo. Basta definir algumas preferências, como se o primeiro ou último caractere é uma letra ou um número; se for letra, se esta será maiúscula ou minúscula;  caracteres especiais; adicionar um caractere novo e escolher a quantidade de caracteres (tamanho) que a senha terá.

GERADOR DE SENHAS