Gerador de nuvem de tags em HTML e com palavras-chave pré-definidas

Publicado em 27 julho, 2012 / Atualizado em 23 de dezembro de 2012

Crie nuvens de tags com palavras escolhidas por você

O WordPress tem um sistema de geração de nuvem de tags nativo, no entanto, normalmente o resultado final pode não ser muito interessante, pois ele acaba destacando palavras que não tem relevância alguma para o blog, como preposições e verbos bastante usados e pouco significativos. Além disso, as palavras apresentadas na nuvem de tags criadas pelo WordPress podem não ser úteis por não possuírem relação com o post em questão.

Para uma nuvem de tags eficaz, principalmente no que diz respeito a SEO, é importante que ela possua as palavras-chave que você considere como sendo de fundamental importância para o blog, cujo texto-âncora traga benefícios frente aos motores de buscas. Claro que exageros devem ser evitados, tanto no que diz respeito à quantidade de links quanto à repetição de palavras-chaves, pois o Google está punindo sites e blogs que abusam de otimizações de SEO.

Como construir manualmente uma nuvem de tags daria muito trabalho, fui para o Google buscar alguma solução mais prática, e encontrei. O site tagcloud-generator.com disponibiliza um serviço muito bom para a criação de nuvem de tags, as quais podem ser salvas em HTML ou flash. O diferencial desse em relações aos outros que geram tag clouds é que nele é possível definir as palavras-chave e as URLs de destino, isso é ótimo para reforçar a presença de palavras-chave importantes e aumentar sua densidade na página. Caso prefira, há a opção de geração automática.

Gerador de nuvem de tag

 

Você pode definir diversas características da sua nuvem de tags, como fonte, cor, tamanho mínimo e máximo, padding, quantidade de palavras, alinhamento e muito mais.

  • Nome: Tag Cloud Generator
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: www.tagcloud-generator.com
  • Tipo: Serviço online
Tag Cloud Generator

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.