Gerador de números aleatórios e sistema para sorteio de nomes

Publicado em

Sistema online para a geração de números aleatórios, ideal para sorteios

Um gerador de números aleatórios pode ser útil para fazer sorteios em promoções ou para premiar algum usuário do seu blog ou site, a partir de um número associado a ele, por exemplo. Para isso, o site Random.org oferece diversos serviços, alguns gratuitos e ouros pagos.

Segundo o site, seu sistema não utiliza métodos que geram números pseudo-aleatórios, mas sim números realmente aleatórios. Um número pseudo-aleatório é aquele gerado através de um algoritmo de programação, uma fórmula, que sorteia os números de acordo com uma regra pré-estabelecida. O problema é que os números pseudo-aleatórios podem ser previsíveis, pois, como já foi dito, seguem uma regra. E essa regra pode ser descoberta e utilizada para manipular os resultados.

Para gerar números realmente aleatórios, alguns sistemas utilizam informações ambientais, como data e hora de acesso ao sistema, podendo associar ao número IP do visitante e endereço da placa de rede, por exemplo. Dessa maneira, é quase impossível determinar uma seqüência lógica para os números a serem sorteados. No entanto, o Random.org utiliza algo ainda mais imprevisível, o ruído atmosférico.

Além da geração de números aleatórios, o Random.org disponibiliza um serviço onde é possível sortear qualquer informação, como nomes de pessoas, cidades, estados etc. Para isso, basta cadastrar os dados no sistema e em seguida executar o sorteio. Essa ferramenta é interessante para fazer sorteio de brindes e premiações.

O site disponibiliza muitas ferramentas gratuitas, e algumas podem ser implementadas através de widgets, que podem ser adicionados em qualquer site ou blog. Como o quadro acima, que gera aleatoriamente um número entre 1 e 100.


  • Nome: Random.org
  • Licença: Freeware - Gratuito
  • Desenvolvedor: Dr Mads Haahr
  • Tipo: Serviço online + widgets
Random.org

* Você será direcionado para o site do desenvolvedor ou distribuidor.