Como funciona a garantia estendida das lojas

Publicado em 9 setembro, 2013 / Atualizado em 9 de setembro de 2013

A garantia estendida garante o reparo ou troca do produto além do prazo de garantia do fabricante

Ao comprar um produto novo, uma preocupação que aflige praticamente todo consumidor é com relação à durabilidade e confiabilidade do mesmo.

Em outras palavras, os consumidores desejam adquirir produtos que funcionem como o desejado e que tenham durabilidade, ou seja, que não quebrem ou apresentem defeito com pouco tempo de uso.

A confiabilidade, pelo menos até certo ponto, pode ser garantida pela presença do selo do INMETRO. Com relação à durabilidade, a única garantia que o consumidor tem é o certificado de garantia emitido pelo fabricante, e em alguns casos do vendedor, através da garantia estendida.

O que é garantia estendida

Ela é uma garantia adicional à do fabricante. Por lei, todo produto possui uma garantia legal, que é de 90 dias. Além dela, praticamente todo fabricante oferece uma garantia extra, chamada de garantia do fabricante.

Por exemplo: uma geladeira que tem garantia de 12 meses. Neste caso, três meses são de garantia legal e os 9 meses restantes são garantidos pelo fabricante.

Além delas, também existe a garantia estendida, que não é exercida pela empresa que fabricou o produto, mas sim pela loja que o vendeu. A depender do produto ou do contrato feito, a garantia estendida pode ter prazo de 12, 24 ou até 36 meses, além da garantia dada pelo fabricante.

Tipos de garantia estendida

Existem dois tipos de garantia estendida:

1. A que estende a garantia dada pelo fabricante.

2. A que complementa a garantia dada pelo fabricante, cobrindo aquilo que não é coberto pela garantia de  fábrica.

Na maioria dos casos a garantia estendida é do tipo que estende a garantia dada pelo fabricante.

Como é executada a garantia

A garantia pode ser exercida de três maneiras, cujo critério para escolha deve estar estabelecido no contrato de garantia estendida, ou em acordo feito entre o consumidor e a loja. São elas:

1. Reparo ou conserto no produto.

2. Troca por outro produto do mesmo modelo ou equivalente.

3. Devolução do valor pago, bem como o valor referente à garantia estendida.

Cobertura da garantia

Antes de assinar o contrato de garantia, é importante ler seu conteúdo para verificar se há exclusão de algum item ou procedimento da garantia. Caso contrário, você só poderá ficar sabendo de alguma exclusão quando necessitar da cobertura, no momento em que a solicitação for negada pela loja.

Essas são as principais informações sobre a garantia estendida, para mais informações recomendamos a consulta ao Procon.