Frutas ricas em vitamina C (ácido ascórbico)

Publicado em 18 julho, 2012 / Atualizado em 8 de outubro de 2013

A vitamina C é indispensável para uma boa saúde e combate o envelhecimento

As frutas são uma das principais fontes de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como os sais minerais e as vitaminas, por exemplo. A baixa ingestão desses nutrientes pode causar diversos distúrbios no organismo, e em alguns casos, até doenças.

No caso da vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, sua importância para a saúde do corpo humano atinge diversos níveis, sendo importante para o fortalecimento dos ossos até a prevenção de gripes e infecções.

Além disso, é comprovado cientificamente seu poder antioxidante ou seja, ela é uma poderosa arma contra os radicais livres, que são moléculas que podem danificar as células sadias do nosso organismo, causando, por exemplo, o envelhecimento precoce das células.

Apesar dos seus benefícios, a vitamina C pode trazer complicações se ingerida em excesso, como, por exemplo, a formação de cálculo nos rins.

Quais as frutas ricas em vitamina C?

[related_posts]

Acerola, laranja, limão, morango, manga, pimentão (verde ou vermelho), caju, goiaba, melão, mamão, dentre outras, são frutas com grande quantidade de vitamina C. Os vegetais couve, brócolis, cebola, espinafre, alface, alho, tomate, ervilha e brócolis também oferecem grande quantidade de vitamina C.

Vale lembrar que o organismo humano não é capaz de reter vitamina C, ou seja, assim que ingerida, a quantidade que organismo precisa é absorvida, o que exceder essa necessidade é eliminado. Por esse motivo, é bom comer alimentos ricos em vitamina C diversas vezes ao dia, ou em determinados períodos de tempo.