Frutas ricas em vitamina C (ácido ascórbico)

Publicado em

A vitamina C é indispensável para uma boa saúde e combate o envelhecimento

As frutas são uma das principais fontes de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como os sais minerais e as vitaminas, por exemplo. A baixa ingestão desses nutrientes pode causar diversos distúrbios no organismo, e em alguns casos, até doenças.

No caso da vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, sua importância para a saúde do corpo humano atinge diversos níveis, sendo importante para o fortalecimento dos ossos até a prevenção de gripes e infecções.

Além disso, é comprovado cientificamente seu poder antioxidante ou seja, ela é uma poderosa arma contra os radicais livres, que são moléculas que podem danificar as células sadias do nosso organismo, causando, por exemplo, o envelhecimento precoce das células.

Apesar dos seus benefícios, a vitamina C pode trazer complicações se ingerida em excesso, como, por exemplo, a formação de cálculo nos rins.

Quais as frutas ricas em vitamina C?

Acerola, laranja, limão, morango, manga, pimentão (verde ou vermelho), caju, goiaba, melão, mamão, dentre outras, são frutas com grande quantidade de vitamina C. Os vegetais couve, brócolis, cebola, espinafre, alface, alho, tomate, ervilha e brócolis também oferecem grande quantidade de vitamina C.

Vale lembrar que o organismo humano não é capaz de reter vitamina C, ou seja, assim que ingerida, a quantidade que organismo precisa é absorvida, o que exceder essa necessidade é eliminado. Por esse motivo, é bom comer alimentos ricos em vitamina C diversas vezes ao dia, ou em determinados períodos de tempo.