Freio do carro chiando, qual a causa?

Publicado em 12 setembro, 2013 / Atualizado em 1 de novembro de 2014

Desgaste nas pastilhas ou discos de freio é o principal motivo de chiados durante a frenagem

O sistema de freio dos veículos fazem uso do atrito para promover a frenagem. Esse atrito é gerado com o contato do disco de freio com a pastilha de freio que, quando pressionada contra a superfície do disco, faz o carro frear.

Esse atrito ou fricção frequente causa o desgaste tanto da pastilha quanto do disco. No entanto, por ser constituída de material menos resistente, a pastilha de freio sofre mais desgaste, podendo ser substituídas duas ou até três vezes, permanecendo os mesmos discos.

Contudo, quando a pastilha de freio está com muito desgaste, pode acelerar o desgaste também do disco, elevando o valor gasto com a manutenção.

Um dos principais indicadores de desgaste nas pastilhas e/ou discos de feio é o chiado que ocorre quando se pisa no freio.

O que causa o chiado da pastilha ou disco de freio

Toda pastilha de freio é formada de uma parte de ferro, onde é fixado o material de atrito, que por sua vez entra em contato com o disco para possibilitar a frenagem.

Quando esse material de atrito é completamente consumido, resta apenas a parte de ferro da pastilha, e quando essa parte de ferro entra em contato com o disco, causa o chiado.

Disco e pastilha de freio

Além disso, se não for feita a substituição dessa pastilha de freio, ela causará desgaste excessivo no disco de freio, inutilizando-o.

[related_posts]

Com isso, além de trocar apenas as pastilhas de feio, também será necessário trocas os discos, o que fará com que o valor gasto com a manutenção seja bem mais alto. É nesse momento que percebemos a diferença entre a manutenção preventiva e corretiva.

A principal causa do chiado durante a frenagem é a pastilha de freio com desgaste, ou tanto ela quando o disco. Pode ocorrer também o chiado quando tanto a pastilha quanto o disco são novos, porém esse chiado costuma desaparecer depois de pouco tempo.

Então vale a pena ficar atento. Se o freio apresentar chiados, leve o veículo até uma oficina mecânica para conferir se é necessário substituir a pastilha de freio. Se positivo, faça a substituição antes que os discos fiquem comprometidos.