Fontes de texto que economizam tinta da impressora

Publicado em 8 fevereiro, 2016 / Atualizado em 8 de fevereiro de 2016

Existem fontes de texto que quando impressas gastam menos tinta que outras, saiba quais são e economize tinta e dinheiro

Impressoras a jato de tinta representam a maioria das impressoras encontradas principalmente nas residências brasileiras.

Por custarem menos, possuírem manutenção e suprimentos mais baratos, as impressoras a jato são campeãs de venda para os consumidores domésticos, uma vez que outros modelos, como as a lazer, costumam ser bem mais caras.

No entanto, há um ponto que pode ser desfavorável na impressora a jato de tinta: o rápido esgotamento dos cartuchos, a depender do tipo de impressão que é feita.

É comum os relatos de usuários que reclamam que a impressora gasta muita tinta, ou que o cartucho ou a recarga acaba muito rápido.

Apesar de um cartucho realmente não ser capaz de imprimir uma grande quantidade de páginas, existem técnicas que podem fazer a tinta do cartucho render mais e dessa maneira imprimir mais folhas, como escolher a fonte mais econômica, por exemplo.

Qual fonte gasta menos tinta

Quando se fala em economizar tinta, logo vem alguém e diz “imprimi em modo rascunho”, o que também é uma boa alternativa.

Contudo, o que poucos imaginam é que existem fontes que gastam menos tinta que outras, o que pode contribuir para uma grande economia com tinta, recargas ou mesmo com cartuchos novos. Vamos conhecer algumas opções:

Ryman Eco

A Ryman Eco é uma fonte desenvolvida com o propósito de economizar tinta e descarte de cartuchos, e assim contribuir para a sustentabilidade, uma vez que menos plástico pode ser descartado na natureza.

Ela foi desenvolvida por Dan Rhatigan, da Monotype, em parceria com profissionais da agência Grey London. Ela é distribuída gratuitamente.

Fonte Ryman Eco
Fonte Ryman Eco.

Os desenvolvedores garantem que a Ryman Eco é capaz de fornecer uma economia de até 33%. Ou seja, ela gasta 33% menos tinta que as fontes tradicionais.

Isso se deve ao fato de ela não ser completamente preenchida. Internamente as letras são “vazadas”, deixando espaços em branco. Contudo, esse espaço em branco fica praticamente imperceptível na impressão.

Ecofont

A Ecofont tem o mesmo propósito da fonte Ryman Eco, reduzir a quantidade de tinta gasta na impressão. Com uma ideia semelhante, ela também possui espaço vazios em seu interior, contribuindo para um menor gasto de tinta.

Font Ecofont
Font Ecofont

A diferença é que na Ecofont esses espaços vazios são em forma de círculos. Da família de fontes Ecofont, apenas a Ecofont Vera Sans regular é gratuita.

Fontes tradicionais

As fontes tradicionais, aquelas que encontramos facilmente nos editores de textos e demais programas não foram criadas com o propósito de economizar tinta nas impressões. Mesmo assim, existem fontes mais econômicas que outras.

As fontes Garamond, Times New Roman, Arial e Calibri são exemplos de fontes que gastam menos tinta em comparação com as demais. A escolha entre uma delas vai depender do tipo de documento que será impresso.

Apesar de termos especificado a economia com tinta e cartuchos, vale lembrar que todas as fontes citadas também proporcionam economia com o toner, em impressões à lazer.