Fechadura multiponto garante mais segurança

Publicado em 2 julho, 2013

As fechaduras multiponto dão mais segurança por possuírem mais de um segredo

Uma das grandes preocupações com a segurança que atingem moradores não só das grandes cidades, mas também de cidades do interior e até da zona rural é com os arrombamentos. Em muitos casos o invasor consegue invadir a residência fazendo o uso de chaves michas (chaves mestras) ou mesmo forçando a abertura da fechadura.

As fechaduras comuns, que utilizam chave do tipo yale, são as mais comuns e fáceis de serem encontradas na casa do brasileiro. Elas são mais baratas, assim como suas cópias e  manutenção No entanto, este tipo de chave apresenta um baixo nível de segurança, principalmente por utilizar apenas uma trava, um segredo, mesmo sua segurança aumentando de acordo com a quantidade de pinos.

Mesmo tendo muitos pinos esse tipo de fechadura pode ser aberta sem grande dificuldade. Como alternativa à fechadura tipo yale, foi desenvolvida a fechadura multiponto, que utiliza uma tecnologia mais recente e que aumenta a segurança.

Chave multiponto

Chave multiponto

As chaves da fechadura multiponto possuem seu segredo gravado na superfície da mesma, podendo ter até doze pontos de travamentos. O acionamento da mesma se dá através de pinos e esferas que se encaixam às pequenas perfurações feitas na superfície da chave, que ficam em ambos os lados da mesma.

Além de dificultar a abertura não autorizada devido à seu tipo de construção, as fechaduras multiponto geralmente contam com sistemas extras de proteção, como proteção contra furações, grifo e chaves micha (chave mestra). Geralmente este tipo de fechadura é feita em aço.

As fechaduras multiponto costumam ser mais caras que as comuns, mas por oferecer mais segurança podem ser uma melhor opção. Outra coisa que é mais cara também é a cópia de sua chave, que costuma ser até cinco vezes mais cara do que a das chaves comuns, e só pode ser feito em equipamento adequado, que em geral só quem possui são chaveiros.