Fazer mudança com caminhão de frete ou empresa especializada?

Publicado em 18 janeiro, 2013 / Atualizado em 21 de janeiro de 2016

Dicas para ajudá-lo a escolher o tipo de transporte para se mudar: caminhão de frete ou empresa de mudança

Quem já passou por mudança de casa já tem ideia do vai acontecer na próxima mudança de endereço, pois já passou por isso, e já consegue se planejar e evitar situações difíceis, principalmente as já vividas nas mudanças anteriores, além de saber organizar melhor as coisas que serão transportadas, como móveis, utensílios domésticos, eletrônicos, documentos e tudo mais.

Saber separar e organizar o que vai ser transportado é importante para evitar quebra, danos e perda de objetos. Contudo, outro ponto de extrema importância é o tipo de transporte a utilizar. Geralmente existem duas opções disponíveis: caminhão de frete ou empresa de mudança.

Quem está se mudando pela primeira vez possivelmente pode ficar em dúvida sobre qual opção escolher. Realmente não é fácil estabelecer o que é melhor. No entanto, contratar alguém especializado em mudança irá lhe trazer menos trabalho, menos gastos e menor risco de ter prejuízo com objetos quebrados, perdidos ou arranhados.

Contratar uma empresa de mudança costuma ser mais vantagem pelo fato de ela fazer praticamente tudo, dispensando que o cliente tenha que contratar armador de móveis, contratar carregadores, embalar os móveis e demais objetos etc. Ou seja, eles fazem tudo.

O caminhão de frete costuma ser mais vantajoso por ser mais barato, pelo menos à primeira vista, pois eles só fazem uma viagem, o que restou na casa o cliente é que tem que transportar. E dar várias viagens de carro com o restante da mudança pode sair mais caro do que ter contratado uma transportadora de mudança.

Abaixo relacionamos as vantagens e desvantagens de cada tipo de transporte. Não podemos garantir que todos os casos são iguais, mas a lista abaixo o ajudará a refletir sobre a melhor opção para você.

Empresa de mudança

Vantagens:

  • Todos os móveis são desmontados, embalados e montados pela empresa
  • Menor risco de quebras e arranhões devido à embalagem dos móveis e demais objetos
  • Todos os pertences serão transportados pela empresa
  • Os carregadores são de responsabilidade da transportadora
  • Você não precisará ajudar a carregar as coisas (pegar peso)
  • Em caso de quebra de algum bem, você será ressarcido
  • Seu carro não será usado para transportador o que não foi no caminhão

Desvantagem:

  • Costuma ser mais caro que o caminhão de frete (pelo menos à primeira vista)

Caminhão de frete

Vantagens:

  • Costuma sair mais barato (pelo menos à primeira vista)

Desvantagens

  • Só faz o transporte. Carregador, montagem e desmontagem de móveis, embalagem dos objetos e demais procedimentos ficam sob responsabilidade do cliente.
  • Gasto extra de gasolina e de tempo. Como o caminhão costuma dar apenas uma viagem, o que ficou para trás é de responsabilidade do cliente transportar, ou seja, tem que levar de carro. Uma opção é pagar um valor extra para que o caminhão dê uma segunda viagem, para pegar o que sobrou.
  • Os móveis e eletrodomésticos não são embalados para ficarem protegidos contra arranhões.
  • Geralmente em caso de quebra ou arranhões você não tem garantia de ressarcimento.

Conclusão

Essas foram algumas dicas e orientações para ajudá-lo a decidir sobre qual o melhor tipo de transporte a utilizar na mudança. É bom ter em mente que podem existir pessoas e empresas que prestem serviços com algumas diferenças daquilo que descrevemos no post.

Portanto, esse texto tem como objetivo ajudá-lo a refletir na hora de fechar negócio com quem irá transportar sua mudança. Antes de fechar, pesquise sobre os serviços oferecidos além do transporte.