Farelo de aveia tem mais fibras que aveia em flocos e farinha de aveia

Publicado em 27 maio, 2012 / Atualizado em 1 de julho de 2012

Saiba porque o farelo de aveia tem mais fibras que floco e farinha de aveia

A Aveia é um cereal cultivado pelo homem há milênios, fazendo parte da cultura alimentar de diversos povos através das épocas. Seu poder nutricional é inquestionável, sendo recomendada por praticamente qualquer nutricionista que esteja desenvolvendo uma dieta nutritiva e saudável.

Atualmente a aveia pode ser encontrada em três versões, a aveia em flocos, o farelo de aveia e a farinha de aveia. Obviamente, todos os três produtos são à base de aveia, no entanto, cada tipo de processo de fabricação resulta num tipo diferente de produto, mesmo que todos eles tenham vindo do mesmo grão.

O que ocorre é que cada um desses produtos é feito com partes diferente do grão de aveia. O floco de aveia pode ser considerado o grão in natura, pois há apenas o processo de prensagem do mesmo. Desta maneira, todas as propriedades nutritivas ficam presentes, tornando o floco de aveia um alimento bastante completo.

No caso do farelo de aveia, o processo de fabricação é diferente. Nele, o principal ingrediente é a camada mais externa do grão, onde está a maior quantidade de fibras alimentares, o que faz do farelo de aveia um ótimo alimento para prisão de ventre. Claro que o farelo também contém cálcio, ferro, vitaminas e outras substâncias benéficas à saúde, assim como nos demais produtos derivados da aveia. Outra característica da aveia é que ela atua no combate ao colesterol.

Outro produto derivado do grão é a farinha de aveia. Este produto é feito com a parte mais interna da aveia, o que faz com que ele não possua muitas fibras alimentares. Normalmente seu uso se dá em receitas de bolos, biscoitos, massa e pães.