Faculdade a distância EAD, como saber se é reconhecida pelo MEC

Publicado em 12 maio, 2012 / Atualizado em 25 de fevereiro de 2013

Descubra se uma faculdade à distância é reconhcida ou não pelo MEC

Nos últimos anos a quantidade de faculdades a distância no Brasil aumentou consideravelmente. Esse aumento é devido não apenas ao grande volume de demanda, mas, também, ao avanço tecnológico, que colocou a disposição das faculdades e dos alunos equipamentos que possibilitam conversação em tempo real, através de videoconferência. As faculdades a distância também são chamadas de faculdades EAD (ensino a distância).

Como a procura por esses cursos aumentou bastante, a oferta também seguiu o ritmo e hoje existem milhares de instituições que oferecem cursos nessa modalidade. No entanto, apesar de ser relativamente fácil fazer um curso de nível superior a distância, é necessário ter alguns cuidados para não acabar perdendo tempo e dinheiro. Isso porque pode haver instituições de ensino sem registro no MEC (Ministério da Educação) ou com problemas na concessão de funcionamento. Em, outras palavras, deve-se se certificar de que o curso é reconhecido pelo MEC.

Mas é seguro fazer um curso a distância?

De maneira geral, sim. Há muitas faculdades e universidades de qualidade oferecendo este modelo de curso, mas pode haver outras que devem ser investigadas antes de fazer a matrícula, a fim de verificar se estão realmente autorizadas a funcionar.

Confira algumas dicas antes de escolher sua faculdade a distância:

  • Consulte o SIEAD – Sistema de Consulta de Instituições Credenciadas para Educação a Distância e Pólos de Apoio Presencial. Através desse sistema você pode verificar a regularidade da sua instituição e de seu pólo de apoio presencial.
  • Pesquise sobre a instituição. Converse com seus amigos para saber se eles conhecem alguém que cursa ou já cursou a faculdade. Pesquise em jornais e internet para verificar possíveis reclamações.
  • Visite as instalações da unidade e veja se a estrutura realmente oferece as condições necessárias para realizar suas atividades acadêmicas a distância.
  • Leia o contrato para se certificar se existe alguma cláusula que possa trazer algum tipo de transtorno ou prejuízo futuro. Na dúvida, fale com um advogado para que ele verifique algo que possa ser desfavorável a você.

Bons estudos!